Voltar para a tela anterior.

Transformação de Corbola e Galópolis em comunidades amigas está em análise no Legislativo

Proposta do Executivo passou em primeira discussão na plenária desta quinta-feira (02/08) e voltará para votação final


O projeto de lei (PL) 111/2018, que pretende declarar como comunidades amigas Corbola, na Itália, e a região administrativa de Galópolis, em Caxias do Sul, passou em primeira discussão na sessão ordinária do Legislativo desta quinta-feira (02/08). O texto remetido pela prefeitura à Câmara voltará ao plenário para segunda discussão e votação final.

Pela matéria, a declaração de “irmanamento” busca fortalecer os laços de amizade e cooperação entre povos, principalmente nas áreas culturais e econômicas. Na exposição de motivos do texto, o prefeito Daniel Guerra/PRB explica que a formulação de amizade entre cidades ou regiões, por meio de lei, costuma ser utilizada quando as comunidades têm características semelhantes ou pontos e referências históricas comuns. Essa parceria se concretiza em acordos de cooperação mútua entre cidades e/ou regiões orientados a promover ações e projetos nas áreas de gestão urbana e políticas econômicas e sociais.

“Esses acordos levam ao estabelecimento de intercâmbio cultural, partilha de conhecimento técnico, como, por exemplo, intercâmbio no ensino (estudantes) e nas políticas empresariais. Enquanto mecanismos diplomáticos, os acordos com as comunidades amigas podem propiciar troca de conhecimento sobre políticas públicas e projetos em diversas áreas, tais como programas de saúde e políticas culturais, além de outras possíveis trocas relativas aos interesses das cidades”, detalha o prefeito, no projeto.

No caso do município de Corbola, fica na Província de Rovigo, na região do Vêneto, na Itália, de onde vieram muitos dos imigrantes que ajudaram Caxias do Sul a progredir, a partir de 1875. Mais informações sobre a comuna podem ser obtidas em: http://www.comune.corbola.ro.it/web/corbola

02/08/2018 - 13:06
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo