Voltar para a tela anterior.

Gladis Frizzo relata ação da Comissão do Idoso

Vereadora destacou que o grupo de trabalho atua em prol da regulamentação das Instituições de Longa Permanência para Idosos


A parlamentar Gladis Frizzo/PMDB discorreu sobre as ações da Comissão do Idoso (CI) da Câmara Municipal, da qual é presidente, na sessão ordinária desta terça-feira (19/06). Ela afirmou que, na semana passada, o grupo de trabalho realizou um encontro para discutir a regulamentação das Instituições de Longa Permanência para Idosos, as ILPIs.

Gladis afirmou que a regulamentação é tratada, entre outras instituições, com a Associação das Casas de Idosos, Conselho Municipal do Idoso, Fundação de Assistência Social (FAS) e Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal da Saúde. Uma minuta do decreto que regulamenta as ILPIs foi remetida ao Legislativo, já que, atualmente, não há regramento para casas que têm poucos ou muitos idosos. Também foram constatadas instituições que possuem mais cuidadores do que idosos internados, segundo a vereadora.

O decreto será analisado em breve pela assessoria jurídica. Após, deverá ser levado ao plenário. No Executivo, de acordo com Gladis, a minuta foi analisada pela Procuradoria e pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS).

A peemedebista também comentou que a Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM) e a Secretaria Municipal de Recursos Humanos e Logística (SMRHL) destinaram 10 vagas exclusivas para idosos e duas para deficientes físicos no estacionamento entre os prédios da Câmara. Ela questionou, no entanto, se o número de vagas será suficiente, considerando que o Executivo tem muitos servidores com mais de 60 anos. Por fim, Gladis colocou o telefone da Comissão do Idoso à disposição da comunidade caxiense: (54) 3066.3878.

19/06/2018 - 11:38
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861
Redator(a): Matheus Teodoro

Ir para o topo