Voltar para a tela anterior.

Legislativo prestigia inauguração do posto de emissão do certificado internacional de vacinação

Câmara foi uma das entidades que encaminhou a demanda pela retomada do serviço no município


O presidente do Legislativo caxiense, vereador Alberto Meneguzzi/PSB, prestigiou, na tarde desta terça-feira (12/06), o ato de inauguração do posto de emissão do Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP), em Caxias. A solenidade aconteceu no 2º andar do Centro Administrativo, onde funcionará o serviço, com o atendimento de dois servidores.

A Câmara Municipal foi uma das entidades que encaminhou a demanda pela retomada do serviço, interrompido em setembro de 2017. Em 05 de fevereiro deste ano, Meneguzzi se reuniu com o secretário de Governo, Luiz Eduardo Caetano, para solicitar que o município voltasse a emitir o documento, uma vez que sua falta obrigava dezenas de caxienses a procurarem o Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre.

Além do Legislativo, as agências de turismo e a Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC) também pediram a atenção do Executivo. De acordo com a prefeitura, a solicitação foi encaminhada pelo prefeito Daniel Guerra/PRB à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) ainda em fevereiro, na ocasião em que o então ministro da Saúde, Ricardo Barros, esteve no município.

Conforme Meneguzzi, o serviço é essencial não somente para o turismo, mas sobretudo para as viagens de negócio, uma vez que Caxias do Sul é o segundo maior polo metalmecânico do Brasil. Para ele, a Câmara fez a sua parte. Denunciou a deficiência no serviço, chamou para o diálogo e se colocou à disposição para intermediar a demanda. “Precisamos comemorar, porque é uma vitória de Caxias e que também foi pautada pelo Legislativo, junto com outras entidades. Foi importante participar o ato de inauguração, porque foi um pedido de muitas mãos, inclusive com a Comissão de Saúde da Casa”, completa.

 

Funcionamento do posto

O posto funcionará às segundas, quartas e sextas-feiras, das 12 às 16. No entanto, para fazer a emissão, o usuário deverá fazer alguns procedimentos via internet. Para receber o certificado é necessário, primeiramente, fazer a vacina em qualquer Unidade Básica de Saúde (UBS), que entregará um comprovante de vacinação ao usuário. A aplicação é feita nas quartas-feiras, com exceção da UBS Parque Oásis, que realiza esse trabalho nas sextas. Após, o morador deverá realizar um pré-cadastro no site da Anvisa (www.anvisa.com.br/viajante). Em caso de dificuldade, é possível ligar no telefone da Agência (0800 642 9782).

Somente depois de 10 dias da aplicação da vacina e após ter feito o pré-cadastro, o usuário poderá procurar o serviço na prefeitura para emissão do certificado. É preciso apresentar: documento original com foto, comprovante de vacinação e comprovante de residência em Caxias do Sul. Esse último comprovante deverá estar em nome do interessado na emissão do certificado.

12/06/2018 - 18:25
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Tales Giovani Armiliato - MTB 11.369
Redator(a): Felipe Michelon Padilha

Ir para o topo