Voltar para a tela anterior.

Comissão de Saúde do Legislativo caxiense faz vistoria na UPA e no Postão 24 Horas

A saída, na tarde desta terça-feira, constatou equipes insuficientes para o atendimento


A Comissão de Saúde e Meio Ambiente do Legislativo caxiense vistoriou, na tarde desta terça-feira (05/06), a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Zona Norte e o Postão (PA) 24 Horas. O percurso incluiu a linha de ônibus, criada no último dia 16 de maio, para ligar ambas as unidades. Presidente do grupo parlamentar, o vereador Renato Oliveira/PCdoB contou que a falta de pediatra, no PA 24 horas, por quatro finais de semana seguidos, foi um dos principais motivos da fiscalização de hoje. Presentes ao ato estavam o vereador Rafael Bueno/PDT e assessores dos parlamentares Felipe Gremelmaier/PMDB e Paula Ioris/PSDB.

O presidente da comissão lamentou a lotação. “UPA e PA mostram que a solução que o prefeito prometia para a saúde do município não se concretizou. A Comissão de Saúde recebe reclamações de pessoas que precisam do atendimento no Postão e têm de ir com as crianças neste frio até a UPA”, observou.

Segundo Renato, hoje, são dois pediatras por plantão no PA. “E a falta de especialistas nos finais de semana faz com que os pacientes necessitem ir até a UPA Zona Norte”, destacou.

A diretora administrativa do PA, Demirse Rufatto, recebeu a Comissão de Saúde e respondeu a diversos questionamentos. Ela afirmou que pretende resolver a falta de pediatras, nos fins de semana, o mais rápido possível. “São 22 profissionais da área atuando no postão, e não é possível realizar a escala durante os sete dias da semana, com dois médicos, em todos os turnos”, explicou.

Quanto à linha de ônibus, ela faz parte da frente do PA e leva em torno de 15 minutos até a UPA. Inicia-se às 5h30 e termina às 23h30, de segunda a sábado. Aos domingos e feriados, o horário vai das 6h até as 23h25. O valor da passagem é o padrão de R$ 3,95.

Na UPA Zona Norte, a diretora Administrativa Monique Flor falou que a lotação, na recepção, nesta terça-feira, era atípica. Conforme ela, geralmente, a demanda é menor. “Apesar da alta procura, a ala feminina de leitos estava vazia na UPA”, salientou o vereador Renato.

Além do vereador-presidente Renato Oliveira/PCdoB, integram a Comissão de Saúde e Meio Ambiente os vereadores Felipe Gremelmaier/PMDB, Paula Ioris/PSDB, Rafael Bueno/PDT e Rodrigo Beltrão/PT.

* Com informações do jornalista Márcio Schenatto

05/06/2018 - 20:04
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Fábio Rausch - MTE 13.707

Ir para o topo