Voltar para a tela anterior.

Reunião da Comissão de Saúde e Meio Ambiente trata dos resíduos da construção civil

O secretário Municipal do Meio Ambiente prestou informações sobre a destinação do material


Durante a tarde desta quinta-feira (21), ocorreu, na sala das Comissões da Casa, reunião da Comissão de Saúde e Meio Ambiente, que tratou sobre a destinação dos resíduos provenientes da construção civil. Participaram do encontro os vereadores Ana Corso/PT, Denise Pessôa/PT, Geni Peteffi/PMDB, Renato Oliveira/PCdoB, além do Secretário Municipal do Meio Ambiente, Adelino Teles, e o Diretor-geral da mesma secretaria, Nério Susin.

De acordo com o vereador presidente da comissão Renato Oliveira o encontro teve origem no pedido de informações, protocolado pela vereadora Denise Pessôa e encaminhado à Secretaria Municipal do Meio Ambiente em junho passado, ques questionava as ações do município na triagem e destinação dos resíduos da construção civil.

A vereadora Denise mencionou, no encontro, que as dúvidas referidas no documento já foram sanadas pela pasta municipal. Contudo, demostrou preocupação com os lixões irregulares existentes em diversas partes da cidade. A parlamentar perguntou ao secretário se o município está autuando os responsáveis, e, ainda, o que está sendo feito para a limpeza desses locais.

De acordo com Adelino Teles, a responsabilidade pela destinação deste tipo de resíduo é do gerador do mesmo. Disse que muitos donos de áreas usadas como aterros já foram multados e tiveram prazos estipulados para dar a destinação correta do entulho. O secretário informou que as transportadoras desses materiais da cidade estão se unindo para, juntas, implantarem uma central de triagem de resíduos. Eles já tem até uma área comprada para este fim, estamos aguardando só a aquisição dos equipamentos, o prazo é até dezembro deste ano para as adequações, disse.

Nério Susin informou que uma empresa de Santa Maria também demonstrou interesse em instalar uma central de triagem de resíduos em Caxias. O problema da destinação desse material não é só da nossa cidade, isso acontece em todo o Brasil, mas quando tivermos as centrais de triagem o problema estará resolvido, afirmou.

Ao final do encontro, a vereadora Denise sugeriu que seja feita uma audiência pública para tratar do tema, que contaria com a presença do Sindicato da Indústria da Construção Civil de Caxias do Sul (SINDUSCON), representantes das empresas transportadoras de resíduos da Secretaria do Meio Ambiente e do Ministério Público. A data do encontro deverá ser agendada para a primeira semana de novembro.

 

21/10/2010 - 19:55
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo