Voltar para a tela anterior.

'Vereador por um Dia' será na próxima segunda-feira

Sessão ordinária, comandada por estudantes, inicia às 14h


A parte final do projeto Vereador por um Dia será realizada na próxima segunda-feira (18/10), no Plenário da Câmara Municipal de Caxias do Sul. A partir das 14h, estudantes de Ensino Fundamental e Médio do município, designados por 18 escolas, comandarão uma sessão ordinária, nos moldes das plenárias oficiais, inclusive, com a discussão de projetos elaborados por eles próprios. Ao todo, 18 alunos participarão da edição deste ano. A iniciativa é da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia, Cultura, Desporto e Turismo da Casa, presidida pelo vereador Elói Frizzo/PSB.

A preparação dos alunos para a função foi supervisionada por diretorias e professores. As escolas participantes ficaram definidas no início de agosto. Na ocasião, a Comissão de Educação optou por incluir as 18 inscritas, sem realizar sorteio. Em reunião realizada no dia 14 de setembro, houve definição dos papéis de presidente e secretário da Mesa Diretora. As funções serão exercidas, respectivamente, por Lívia Tessari, da Escola Estadual Santa Catarina, e Lucas Gardelin, do Colégio São Carlos.

O Grande Expediente, momento em que um vereador pode explanar sobre algum assunto por dez minutos, também está definido. Por sorteio, ocuparão a tribuna: Juliana Matte, da Escola Estadual de Ensino Fundamental Santo Antônio; Sanuei Bossle, da Escola Municipal de Ensino Fundamental João de Zorzi; e Jean Matos, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Guerino Zugno.

A lei, que regulamenta o projeto Vereador por um Dia, existe desde 30 de junho de 1999, sendo de autoria do ex-vereador pelo PDT Waldemar Jones Biglia. Em 7 de novembro de 2001, o vereador Vinicius Ribeiro/PDT propôs alteração à proposta, que foi aprovada. Desde então, passaram a serem contempladas, também, as escolas de Ensino Médio.

Além do presidente Frizzo, participam da Comissão de Educação os parlamentares Assis Melo/PCdoB, Geni Peteffi/PMDB, Marcos Daneluz/PT e Vinicius Ribeiro/PDT.

15/10/2010 - 15:59
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo