Voltar para a tela anterior.

Centro de Memória conclui preparação escolar à 16ª Semana de Museus com 186 visitantes

Neste ano, quatro turmas do 6º ao 9º ano da Escola Giuseppe Garibaldi estiveram no Legislativo


O Legislativo caxiense recebeu a visita de 186 estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental Giuseppe Garibaldi. Entre os dias 09 e 18 de abril, quatro turmas do 6º ao 9º ano participaram da integração à 16ª Semana Nacional de Museus, do Instituto Brasileiro de Museus (Ibran), que acontecerá de 14 a 20 de maio de 2018.

Ao adentrarem o prédio da Câmara, os alunos eram recebidos pelas profissionais de Relações Públicas da Casa, que dividiam o grupo e conduziam parte dos estudantes a uma visita guiada, com o objetivo de que conhecessem os diferentes departamentos do Legislativo. O percurso incluiu os gabinetes dos vereadores, os setores administrativos, a sala da presidência e as galerias de ex-prefeitos, ex-presidentes da Câmara e das vereadoras que fizeram parte dos 125 anos do Parlamento.

O outro grupo era destinado à Casa de Leitura. Lá, a condução das atividades foi feita pelo documentalista e historiador Eduardo Reis, chefe do Centro de Memória do Legislativo caxiense. De acordo com ele, os estudantes começaram o processo de inserção na teoria e na técnica de constituição de bancos de memória oral.

Segundo Reis, na Casa de Leitura do Legislativo, os jovens também conheceram parte do acervo histórico, que possui mais de um milhão de páginas digitalizadas e disponíveis neste portal: https://bit.ly/2A3wCmx. “A coleção inclui jornais, atas, anais, imagens, entre outros documentos, além de livros”, explicou.

Findado o processo, os jovens que antes participaram da visita guiada eram conduzidos para o trabalho junto à Casa de Leitura e vice-versa. Em duas oportunidades, o presidente da Câmara, vereador Alberto Meneguzzi/PSB, conversou com os estudantes. Em ambas as ocasiões, o parlamentar incentivou e pediu que todos acompanhassem a vida pública da cidade e cobrassem dos seus representantes, nos poderes Executivo e Legislativo.

Além de conhecerem o plenário Nadyr Rossetti, nos dias aconteciam as sessões, os alunos puderam acompanhar de perto a reunião parlamentar. Todas as visitas foram marcadas por meio de um registro fotográfico, impresso e entregue aos professores ao final da integração.

As escolas sediadas em Caxias do Sul podem se inscrever ao longo de todo o ano para visitar o prédio da Câmara. O Legislativo oferece diversos projetos de aproximaçãoda comunidade ao poder público. Para fazer os agendamentos, basta contatar o setor de Relações Públicas pelo fone (54) 3218-1695, de segunda a sexta-feira, das 08h às 17h.

20/04/2018 - 18:14
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a):
Redator(a): Felipe Michelon Padilha

Ir para o topo