Voltar para a tela anterior.

Comissão do Legislativo realiza vistoria no Parque da Festa da Uva

Grupo visitou a Cidade das Rolhas, as Réplicas e o Memorial Atelier Zambelli


A Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação, Cultura, Desporto, Lazer e Turismo (CECTICDLT) realizou, na tarde desta quinta-feira (05/04), vistoria no Parque de Eventos da Festa da Uva. Os vereadores Paulo Périco/PMDB, que preside o grupo, Edson da Rosa/PMDB, Kiko Girardi/PSD e a assessoria do vereador Ricardo Daneluz/PDT foram recebidos pela diretora administrativa e financeira da Festa Nacional da Uva Turismo e Empreendimentos S/A, Marta Schramm, e pelo secretário de Turismo em exercício, Cleiton De Bortoli. Parte da visita também foi acompanhada pelo vereador Adiló Didomenico/PTB.

O grupo conferiu a Cidade das Rolhas, localizada atrás das casas que compõem a Réplica de Caxias do Sul do ano de 1885. No espaço, que reúne um acervo com mais de 40 objetos de arte montados em 45 mil rolhas, os parlamentares puderam constatar um problema de umidade junto ao piso da edificação. A administração do Parque revelou estar aguardando a liberação do aporte financeiro de R$ 1,5 milhão para dar início às reformas. No dia 1º de março, o Legislativo aprovou o projeto que autoriza a subscrição.

Em seguida, os vereadores conferiram a conservação das réplicas. De acordo com o presidente da Comissão, Paulo Périco, ao que se percebeu, a administração tem mantido bem conservadas as casas. No entanto, os espaços estão aguardando verba para adequações de acessibilidade, conforme requerido pelo Corpo de Bombeiros para liberação dos planos de Prevenção e Proteção Contra Incêndio (PPCI). “Tivemos que fazer escolhas. Em 2017, nos dedicamos aos alvarás do Centro de Eventos, Pavilhões 1 e 2, além do Espaço Multicultural, locais que geram receita e que estavam para ser interditados”, ressaltou De Bortoli.

Utilizado para contar a saga da imigração italiana no Brasil, o espetáculo Som & Luz também demandará recursos para voltar a ser utilizado. Conforme o diretor de infraestrutura do Parque, Milton Tadei, que também acompanhou a comitiva, serão necessários mais de R$ 100 mil para a troca de equipamentos e recomposição da fiação elétrica, que foi furtada.

Por fim, a Comissão visitou o Memorial Atelier Zambelli, que fica debaixo do monumento Jesus Terceiro Milênio. Interditado desde 2017, o espaço possui diversas infiltrações, que comprometem o setor elétrico e estão danificando a estrutura. Para viabilizar a reabertura, será necessária a impermeabilização de grande parte da estátua de Jesus, a retirada do piso do monumento e a colocação de manta asfáltica e posterior recolocação de cerâmica.

A diretora administrativa e financeira da empresa, Marta Schramm, destacou o trabalho realizado para atrair eventos. “Estamos desenvolvendo vários projetos para que o parque seja ocupado durante o ano todo”. Foi a mesma manifestação do secretário de Turismo, Cleiton De Bortoli, que ocupou o cargo de Marta em 2017. Ele, no entanto, foi mais incisivo na questão financeira. “Tudo isso necessita ser feito, mas precisa de recurso. Quando vier esse valor, certamente iremos colocar a mão na acessibilidade dos Pavilhões, no PPCI e nessas melhorias”.

Levantado ao final da visita, o problema da segurança também preocupa a Comissão. A direção do Parque dispõe de dois guardas municipais por turno para vigiar a área de mais de 35 hectares. Além disso, nenhuma das 17 câmeras de monitoramento está funcionando.

O presidente da Comissão, vereador Paulo Périco/PMDB, avaliou a vistoria como necessária para entender a magnitude da situação e buscar meios de auxiliar na implementação dessas melhorias até a Festa Nacional da Uva 2019. “Visitamos os pontos turísticos do parque para ver as condições materiais e os problemas a serem resolvidos. Constatamos a real necessidade desses recursos virem para cá para que sejam feitas as melhorias e reformas. Além disso, destacamos a necessidade, urgente, de melhorar a segurança e a vigilância em todo o complexo”, finalizou. 

05/04/2018 - 18:59
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861
Redator(a): Felipe Michelon Padilha

Ir para o topo