Voltar para a tela anterior.

Abertas as inscrições para o Programa Vereador por um Dia 2018 até 27 de abril

Escolas estaduais, municipais e particulares terão sessão ordinária simulada, em 22 de outubro


Até o próximo dia 27 de abril, estão abertas as inscrições para o Programa Estudantil Vereador por um Dia 2018. Os cadastros dos colégios interessados são feitos junto à Escola do Legislativo caxiense, pelos contatos: (54) 3066-3906 ou escoladolegislativo@camaracaxias.rs.gov.br. Neste ano, a iniciativa envolve apenas alunos do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental das redes municipal, estadual e particular de ensino da cidade. A sessão ordinária simulada está prevista para 22 de outubro (uma segunda-feira), à tarde.

De acordo com o vereador Edson da Rosa, que dirige a Escola do Legislativo, há limite de 23 vagas (o número de parlamentares da Casa). “Os 23 primeiros colégios inscritos participarão do Vereador por um Dia este ano, ao contrário das edições anteriores, quando o número de inscritos era maior do que 23, tendo que haver sorteio, decepcionando os estudantes não contemplados", explica.

O presidente da Comissão de Educação, vereador Paulo Perico, entende que o programa contempla a vivência do trabalho parlamentar, a fim de despertar, nos jovens, o interesse pelas funções do Poder Legislativo Municipal e por ações de democracia e cidadania. "Serão realizadas atividades durante o ano, na Câmara Municipal e na escola, culminando com a sessão plenária, em outubro", detalha.

O Programa Estudantil Vereador por um Dia existe desde 30 de junho de 1999, sendo de autoria do falecido ex-vereador Waldemar Jones Biglia. Também fazem parte da Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação, Cultura, Desporto, Lazer e Turismo os vereadores Edson da Rosa/PMDB, Kiko Girardi/PSD, Rafael Bueno/PDT e Ricardo Daneluz/PDT.

* Com informações da jornalista Fabiana de Lucena.

04/04/2018 - 18:37
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Fábio Rausch - MTE 13.707

Ir para o topo