Voltar para a tela anterior.

Câmara participa de encontro do parlamento regional

Encontro deliberou a realização de conferência envolvendo a cadeia vitivinícola


Presidentes e membros de mesas diretoras de nove Câmaras Municipais estiveram reunidos na tarde desta sexta-feira (16/02), em Bento Gonçalves, para o primeiro encontro do Parlamento Regional de 2018. O Legislativo caxiense foi representando pelo 2º secretário, vereador Renato Oliveira/PCdoB. Iniciado em 2017, pelo ex-presidente, vereador Felipe Gremelmaier/PMDB, o grupo de trabalho debate mensalmente assuntos comuns e promove ações de interesse de 19 municípios da Serra Gaúcha.

Entre as deliberações do encontro está a realização de um fórum de debate da cadeia produtiva da uva e do vinho. A conferência será realizada no Ginásio Municipal de Monte Belo do Sul, no dia 06 de abril, com o objetivo de fomentar discussões sobre os desafios do setor primário com o poder público e os diversos segmentos da sociedade. A mediação será do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin).

Os representantes também trataram sobre os repasses de verbas relacionadas à segurança pública, com a vigência da Lei Federal 13.019, que regulamenta os convênios celebrados pelos entes públicos. Na oportunidade, a Câmara de Bento Gonçalves apresentou ao grupo a criação do Fundo Municipal da Segurança Pública, regido por legislação específica e conselho fiscal próprio.

As ações do Parlamento Regional terão continuidade com a realização de uma conferência para tratar sobre o cercamento eletrônico, com câmeras e radares nas entradas e saídas dos municípios. Além disso, o grupo também deseja fomentar o debate sobre a formação de policiais militares na região da Serra. A previsão é de que o encontro aconteça em maio.

Com a eleição da coordenação de 2018, o Parlamento Regional será coordenado pelo presidente da Câmara de Bento Gonçalves, Moisés Scussel/PSDB. O Legislativo de São Marcos, presidido por Pratícia Tomé/PMDB, estará na vice-presidência, enquanto o vereador Moisés Neckel/PMDB, de Garibaldi será o secretário.

16/02/2018 - 17:49
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Tales Giovani Armiliato - MTB 11.369
Redator(a): Felipe Michelon Padilha

Ir para o topo