Voltar para a tela anterior.

Legislativo caxiense participa de encontro para dinamizar a Campanha da Fraternidade


Ação da Igreja Católica visa à construção de círculos de paz, a partir da Justiça Restaurativa


A Câmara Municipal de Caxias do Sul participou, na noite da última quinta-feira (15/02), da primeira reunião do grupo de trabalho, que busca dinamizar a Campanha da Fraternidade 2018, que motiva à superação da violência. O encontro foi coordenado pelo bispo da diocese de Caxias do Sul, Dom Alessandro Ruffinoni, e pelo juiz Leoberto Brancher. Contou com a presença das vereadoras Denise Pessôa/PT, que preside a Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Segurança, e Paula Ioris/PSDB, presidente da Comissão Temporária Especial para o Enfrentamento da Violência.

O grupo é formado por representantes de diversos segmentos, como a própria Igreja Católica, a Câmara Municipal, o Judiciário e a Associação dos Dirigentes Cristãos de Empresas (Adce). De início, Leoberto Brancher apresentou alguns paradigmas sociais e linhas de ação que podem ser adotadas, com o objetivo de promover esforços conjuntos, em vista da construção de uma cultura de paz, a partir da prática da Justiça Restaurativa e do programa Caxias da Paz.

Entre as deliberações do primeiro encontro, ficou a realização do exercício dos círculos de construção de paz com os padres que atuem nas paróquias de Caxias do Sul e região. A intenção dessa sensibilização é que os sacerdotes possam dar todo o apoio pastoral, necessário para a estruturação dos grupos de resolução de conflitos.

Num levantamento preliminar, divulgado por Dom Alessandro, são mais de 50 voluntários já formados pelo programa Caxias da Paz, que estão à disposição, como facilitadores dos círculos de paz, em 38 locais sugeridos. O segundo passo da comissão será convidar os religiosos das escolas privadas do município, para implementar a prática. A Campanha da Fraternidade 2018 é proposta pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), órgão que representa a Igreja Católica no país.

16/02/2018 - 14:33
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Fábio Rausch - MTE 13.707
Redator(a): Felipe Michelon Padilha

Ir para o topo