Voltar para a tela anterior.

Uva dos parreirais da Câmara caxiense é distribuída no plenário e aos visitantes

O fruto foi entregue aos vereadores, aos funcionários e à comunidade durante a sessão representativa desta terça-feira (30/01)


Cachos de uva colhidos das parreiras do Legislativo caxiense foram distribuídos no plenário e aos visitantes, durante a sessão representativa desta terça-feira (30/01). O presidente da Câmara, vereador Alberto Meneguzzi, agradeceu aos agricultores da Linha Mirambel, que, em agosto passado, fizeram a poda, ajudando a uva a ficar saborosa para o consumo da equipe funcional, dos parlamentares e de quem visita o Parlamento neste período de safra.

Meneguzzi destacou também o empenho do vereador Velocino Uez/PDT, que coordenou o trabalho de poda e tem observado de perto os parreirais para que se desenvolvam saudáveis. “Esse cuidado ajuda a deixar a Câmara ainda mais acolhedora e bonita, além de valorizar a uva, considerada um símbolo de nossa cidade”, acrescentou Meneguzzi.

Anualmente, a produção nos vinhedos do Legislativo municipal varia de 500 a 700 quilos de uva da variedade isabel. Neste ano, porém, a estimativa é de que a colheita gire em torno de 400 quilos. Também presidente da Comissão de Agricultura, Agroindústria, Pecuária e Cooperativismo, Uez explica que essa redução foi percebida, principalmente, no parreiral do último andar do prédio, o qual sofreu bastante com a oscilação de temperatura na época da floração, por volta de outubro de 2017. “O vento frio e a mudança brusca de temperatura num único dia prejudicaram um pouco”, constatou o parlamentar.

Durante esta semana, quem passar pela Câmara poderá degustar o fruto. Uma bandeja de uva para o consumo foi colocada junto à recepção. A pequena Eduarda Beatriz Reis Coqueiro, quatro anos, que visitou o Legislativo acompanhada da família na tarde desta terça-feira (30/01), fez questão de experimentar um cacho. “Eu gosto de uva”, afirmou, segurando alguns bagos.

 

AS PARREIRAS NO PRÉDIO DO LEGISLATIVO             

- O projeto do prédio com parreiras para a sede da Câmara Municipal de Caxias do Sul foi concebido pelo arquiteto João Alberto Marchioro, que venceu um concurso público realizado em 1983, para escolha do anteprojeto de arquitetura do prédio da Câmara. O profissional planejou a estrutura valorizando também a uva, que é a fruta símbolo da cidade. O prédio foi inaugurado em 22 de novembro de 1996.

- Os parreirais também servem de quebra-sol no verão, quando as folhas estão verdes e cheias de vida, deixando o ambiente mais ameno e com menos calor. Já, no inverno, quando as folhas caem, a parreira facilita a entrada de luz natural, ajudando a aquecer quem trabalha ou circula pelos diferentes setores.

30/01/2018 - 16:00
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo