Voltar para a tela anterior.

Audiências e visitações aproximam Legislativo e comunidade

Desde o começo do ano, a Câmara Municipal promoveu 24 audiências públicas, além de visitar e ser visitada por meio de dois programas


No ano em que fez 125 anos, a Câmara Municipal intensificou o contato do parlamento com cidadãos, entidades e instituições de Caxias do Sul. O trabalho se desenvolve por meio de audiências públicas e dos projetos Câmara Convida e Visitas Legislativas. Essas ações têm sido importantes canais de relacionamento entre vereadores, comissões da Casa e a comunidade.

Desde o começo do ano, houve 24 audiências públicas, que são assembleias promovidas por comissões legislativas para pessoas comuns e representantes de segmentos da sociedade se manifestarem e participarem de encaminhamentos sobre determinados temas. Já foram tratados temas polêmicos, como o fim do policiamento comunitário da Brigada Militar e a proibição de venda de alguns produtos na Feira do Agricultor.

Do total dessas assembleias ocorridas em 2017, as comissões de Direitos Humanos, Cidadania e Segurança, e a de Desenvolvimento Econômico, Fiscalização e Controle Orçamentário  promoveram cinco cada uma. Houve três de Saúde e Meio Ambiente, três de Desenvolvimento Urbano, Transporte e Habitação; e três de Agricultura, Agroindústria, Pecuária e Cooperativismo.

Também houve uma audiência pública da Subcomissão Permanente dos Animais, uma da Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação, Cultura, Desporto, Lazer e Turismo; uma da Subcomissão Permanente pelo Fim da Violência Contra a Mulheres; uma da Comissão de Constituição, Justiça e Legislação; e uma da Legislação Participativa e Comunitária.

Na próxima segunda-feira (16/10), por exemplo, em Galópolis, a Comissão de Agricultura promoverá a audiência “Segurança no Interior”. Será às 19h30min, no salão paroquial do bairro. No dia 24, a Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Segurança realizará a audiência “Cidadania e Direitos Humanos: a questão migratória em Caxias do Sul”, às 19h, no plenário.

Outra importante atividade de aproximação do parlamento com a população é o Câmara Convida. Desde janeiro, 970 pessoas visitaram a Casa por meio de desse projeto, pelo qual instituições, entidades e grupos dos mais variados segmentos têm a oportunidade de conhecer o funcionamento do Legislativo e de suas repartições. Já participaram do Câmara Convida estudantes e professores de escolas e faculdades, integrantes de sindicatos, de projetos sociais, de institutos, da imprensa, entre outros segmentos.

Os vereadores e servidores também têm ido conhecer instituições, empresas e entidades. Essas atividades são realizadas pelo Visitas Legislativas, que neste ano já teve 140 participantes. A programação já incluiu o museus, a UCS, a Penitenciária Industrial e o Presídio Regional, o Caminho Padre João Schiavo, entre outros pontos da cidade.

13/10/2017 - 11:17
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Clever Moreira - 8697

Ir para o topo