Voltar para a tela anterior.

Paulo Périco critica situação da Festa da Uva

Vereador classifica parque como “salão paroquial”, que serve apenas para locação a terceiros, já que não oferece eventos municipais


O vereador Paulo Périco/PMDB comparou o Parque da Festa da Uva a um salão paroquial, que serve apenas para locação de espaço a terceiros, e não mais para eventos e projetos do Município. A análise foi feita na sessão ordinária desta terça-feira (3/10) na Câmara Municipal, quando o parlamentar questionou e criticou a empresa Festa da Uva S/A e a Comissão Comunitária da Festa da Uva.

O peemedebista pautou seu discurso a partir de um pedido de informações à empresa, querendo saber a situação do empreendimento neste ano. Conforme Paulo Périco, perguntas ficaram sem respostas. Uma situação intrigou o parlamentar: a empresa tem três diretores, um gerente financeiro e um agente administrativo, e não informou seus salários.

Paulo Périco mostrou dados recebidos, entre eles, que a empresa arrecadou neste ano R$ 455,5 mil em aluguel para eventos ocorridos em 2017, e mais R$ 53 mil de eventos da gestão passada. O fato de a Festa da Uva contabilizar o valor da administração anterior também causou estranheza ao peemedebista, assim como ela cobrar aluguel para ações beneficentes sem dar uma colaboração municipal.

O parlamentar ressaltou que, neste ano, a Comissão Comunitária não promoveu nenhum evento e não recolheu das ruas os pórticos anunciando a Festa da Uva 2018, adiada por decisão municipal. Considera isso uma vergonha para a cidade, assim como o fato de as Réplicas de Caxias do Sul, o Museu Zambelli, a Casa das Rolhas e outros espaços turísticos do parque atualmente estarem inacessíveis a turistas.

Em aparte, Alceu Thomé/PTB sugeriu que o Município se desfaça do patrimônio da Festa da Uva, já que a comunidade não está podendo usufruir do espaço. Rafael Bueno/PDT acrescentou que as pessoas não têm mais sensação de pertencimento do parque, já que atrações como o Espetáculo Som & Luz, os Clubes de Mães, a igreja, a cancha de bocha, entre outros, foram desativados.

Alberto Meneguzzi/PSB lembrou que, quando houve o cancelamento da Festa da Uva 2018, sugeriu à Comissão e à prefeitura uma feira dos distritos, de 22 de fevereiro a 11 de março, para ocupar pavilhões e preencher lacuna. Declarou que até hoje não recebeu resposta.

Para finalizar, Paulo Périco informou que, quando a atual administração assumiu, a Comissão de Educação, Cultura e Turismo do Legislativo, da qual ele faz parte, ouviu da secretária de Turismo, Renata Carraro, que seria elaborado um projeto de utilização do Parque da Festa da Uva. Segundo o parlamentar, até agora a proposta não foi apresentada.

 

03/10/2017 - 11:26
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Clever Moreira - 8697

Ir para o topo