Voltar para a tela anterior.

Câmara Municipal comemora seus 125 anos


Sessão solene marcou trajetória do Legislativo de Caxias do Sul


Em noite histórica, a Câmara Municipal celebrou seus 125 anos de serviços à população caxiense nesta terça-feira (26/9). Vereadores, ex-parlamentares servidores, políticos e outras personalidades participaram da sessão solene alusiva ao aniversário.

A cerimônia se iniciou com o pronunciamento do presidente do Legislativo, Felipe Gremelmaier/PMDB. O chefe do parlamento falou dos desafios do homem público em representar o povo e do protagonismo democrático da Câmara na trajetória da cidade.

Destacou a preocupação dessa legislatura com a transparência e a modernização de estrutura da Casa, racionalizando gastos e implantando novas tecnologias para o cidadão acompanhar o trabalho dos vereadores.

“Caxias do Sul está hoje representada por pessoas de bem, muitas delas com experiência no Executivo, no Legislativo, profissionais liberais, líderes comunitários e empreendedores de todos os perfis. Pela escolha livre e democrática é o primeiro ano de uma legislatura que foi renovada em 45%, um dos maiores índices destes 125 anos. É uma honra estarmos juntos nesta empreitada”, declarou o presidente.

Em seguida, em vídeo, o público assistiu a depoimentos do governador do Estado, José Ivo Sartori/PMDB, dos deputados federais Assis Melo/PCdoB, Mauro Pereira/PMDB e Pepe Vargas/PT, parabenizando o Legislativo.

Na sequência, o parlamento homenageou os servidores Tânia Fochesatto, com 40 anos de trabalhos prestados, e José Bianchi, com 35 anos de Câmara Municipal, e os ex-vereadores Rosane Hambsch (em nome das 12 mulheres parlamentares da história) e Francisco Andriollo (o ex-vereador mais antigo).

Em seu pronunciamento, Bianchi, que atuou principalmente no setor financeiro, recordou de várias fases do Legislativo. Falou das sedes e histórias, como o incêndio quando o parlamento funcionava junto à prefeitura e a construção do atual prédio.

Com 95 anos, o ex-vereador também ocupou a palavra. Dedicou a homenagem a todos os vereadores da história e lembrou com carinho da esposa, Helena, já falecida com quem viveu 60 anos, e dos oito filhos.

O público assistiu a um vídeo institucional sobre os 125 anos da Câmara Municipal, produzido pela TV Câmara, e a uma apresentação do duo de violinos da Orquestra Sinfônica da UCS, formado por Daniel Reuse e Rodrigo Maciel.

O prefeito Daniel Guerra/PRB discursou da tribuna sobre a importância do Legislativo no pluralismo de ideias para interesses coletivos. Também destacou que o papel independente do parlamento é fundamental para o estado democrático de direito da sociedade. Guerra lembrou que por oito anos atuou como vereador e parabenizou a Câmara Municipal e Caxias do Sul.

Além do presidente da Casa e do prefeito, formaram a mesa do plenário o 1º vice-presidente Alberto Meneguzzi/PSB, a 1ª secretária Paula Ioris/PSDB e o professor da UCS Izidoro Zorzi, representando o governador.

Também estiveram no plenário os vereadores Adiló Didomenico/PTB, Ana Corso/PT, Édio Elói Frizzo/PSB, Edson da Rosa/PMDB, Flavio Cassina/PTB, Gladis Frizzo/PMDB, Gustavo Toigo/PDT, Kiko Girardi/PSD, Paulo Perico/PMDB, Renato Oliveira/PCdoB e Velocino Uez/PDT.

Os ex-prefeitos Alceu Barbosa Velho e Mansueto de Castro Serafini Filho, os ex-vereadores Francisco Spiandorello, Zoraido Silva e Getúlio Demori, e assessores políticos.

Desde segunda-feira, a Câmara Municipal oferece uma programação de aniversário, que vai até sexta-feira.

Também nesta terça-feira começou a 2ª Semana da Leitura, com encerramento em 2 de outubro. O evento integra a Pré-Feira do Livro e terá bate-papo sobre escrita, troca de experiências literárias, roda de informações sobre acervos de imagens, serviços e contação de história.

 

PROGRAMAÇÃO

 

28 de setembro, quinta-feira

- 13h30min, na Sala das Comissões Geni Peteffi: curso Missão Educativa para a Democracia (MEDIA), com alunos do Ensino Médio.

 

29 de setembro, sexta-feira

- 14h30min, na Sala de Reuniões da Presidência: workshop com a imprensa “Exposição oral sobre a Consolidação das Leis de Caxias do Sul”.

- 16h30min, na sede do Legislativo: Câmara Convida com os familiares dos servidores.

 

 

 

 

26/09/2017 - 20:43
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Clever Moreira - 8697

Ir para o topo