Voltar para a tela anterior.

Escola do Legislativo completa dois anos

Órgão da Câmara Municipal desenvolve atividades sobre funcionamento do Legislativo e suas relações com o Executivo e o Judiciário


A Escola do Legislativo de Caxias do Sul completa, nesta quinta-feira (10/08), dois anos de existência. Instituído por meio da Resolução 245/A, de 2015, o órgão tem como uma de suas principais missões desenvolver atividades para a compreensão do funcionamento do Poder Legislativo e suas relações com os Poderes Executivo e Judiciário e a sociedade.

Desde o inicio de suas atividades, a Escola se destaca por oferecer cursos de formação, palestras, simpósios e seminários a agentes políticos, legisladores, lideranças comunitárias, servidores públicos e população em geral. Nesse sentido, ao visar o oferecimento de ferramentas de qualificação, o órgão firmou convênios com Assembleias Legislativas, Câmara dos Deputados e Senado Federal, Ministério Público, Tribunais de Contas e instituições de ensino superior.

Para o presidente da Câmara Municipal, Felipe Gremelmaier/PMDB, a Escola é um mecanismo importante na formação tanto de servidores e legisladores quanto da comunidade. “Apesar de pouco tempo, a Escola do Legislativo cumpre um papel importante na informação sobre os mais variados temas que dizem respeito à estrutura nacional da divisão dos poderes”, destaca.

“Ao trazer a Academia para dentro da Câmara, a Escola tem qualificado o Legislativo, contribuindo para que a comunidade conheça, de fato, quais são as atribuições dessa esfera de poder”, completa o vereador Edson da Rosa/PMDB, que dirige a Escola desde a sua criação.

Dentro do Legislativo caxiense, a Escola também é um importante meio de apoio à atuação das Comissões e Frentes Parlamentares. O conjunto de atividades é pensado e desenvolvido pelo Núcleo de Ensino, Pesquisa, Extensão, Publicação e Divulgação (NEPEPD), composto pelos seguintes setores da Casa: Assessoria de Comunicação Social, Centro de Memória, Direção-Geral e Direção Legislativa. É esse grupo que auxilia o diretor, que é um(a) vereador(a) indicado(a) pela Mesa Diretora.

Nesses dois anos, 31 ações foram desenvolvidas pela Escola do Legislativo: sete em 2015, 18 em 2016 e sete em 2017. Neste ano, até aqui, dois foram os destaques: em junho foi oferecido o curso de extensão em Processo Legislativo In company com a Universidade de Caxias do Sul (UCS).

Na quarta-feira desta semana, um dia antes do aniversário da Escola, ocorreu uma capacitação voltada a profissionais de educação, em parceria com o Parlamento Regional. Na ocasião, Madu Macedo, diretora da Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Pouso Alegre (MG) e autora do Manual “Constituição em Miúdos”, destinado a crianças das séries iniciais do Ensino Fundamental, ministrou uma qualificação sobre como usar esse material em sala de aula, visando a educação cidadã. O evento também contou com a presença de Florian Madruga, presidente da Associação Brasileira das Escolas do Legislativo (ABEL).

Clique aqui e confira a “Constituição em Miúdos”. Neste link, confira a Cartilha de Atividades distribuída aos 80 participantes do encontro com Madu.

10/08/2017 - 14:04
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Clever Moreira - 8697
Redator(a): Matheus Teodoro

Ir para o topo