Voltar para a tela anterior.

Edson da Rosa divulga ações da Comissão de Educação e questiona dados de matéria jornalística

Vereador destacou também o trabalho de formação voltado à comunidade que a Escola do Legislativo tem realizado


O vereador Edson da Rosa/PMDB divulgou, na plenária desta terça-feira (08/08), ações da Comissão de Educação e da Escola do Legislativo e questionou dados de recente matéria publicada no jornal Pioneiro sobre o trabalho dos parlamentares caxienses. Entre as ações da Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação, Cultura, Desporto, Lazer e Turismo (CECTICDLT) mencionadas pelo peemedebista, está o Programa Vereador Por Um Dia, que, neste ano, conta com 27 escolas inscritas e a sessão simulada será no próximo mês.

“Na semana que passou, fizemos uma atividade de orientação às escolas e aos estudantes do Vereador Por Um Dia 2017.  O evento aqui no plenário será dia 25 de setembro, durante a Semana do Legislativo, e toda a comunidade poderá acompanhar”, convidou Edson, que é o presidente da CECTICDLT, coordenadora da atividade.

Segundo o parlamentar, para auxiliar na elaboração das propostas legislativas e na preparação para a sessão simulada, os alunos receberam o Manual Estudantil. Preparado pelas assessorias da Comissão de Educação e da Escola do Legislativo, o material contém informações sobre o funcionamento da Câmara e demais poderes e sobre as sessões ordinárias.

Ainda a respeito do empenho da Escola do Legislativo na formação cidadã e como sugestão do Parlamento Regional, Edson divulgou que, nesta quarta-feira (09/08), às 8h30min, no Anfiteatro da Casa (Rua Alfredo Chaves, 1323, bairro Exposição), haverá o workshop “Constituição em miúdos”, com Madu Macedo, de Pouso Alegre/MG. O público-alvo é o docente, mas o encontro pode ser acompanhado também pela comunidade em geral.

“Essa será mais uma ação com cunho de treinamento para que os professores possam estar cada vez mais capacitados quando o conteúdo envolve leis e, especialmente, a Constituição Federal. Existem normas e regras que precisam ser mais conhecidas pelas pessoas e a Câmara de Caxias do Sul tem feito essa aproximação com a comunidade”, ressaltou o vereador, que atualmente está na direção da Escola do Legislativo de Caxias do Sul.

Na tribuna e diante da relevância de bem informar a comunidade, Edson também lamentou a divulgação de dados incorretos em matéria publicada na última sexta-feira (04/08), no Jornal Pioneiro, com enfoque nas presenças e ausências dos parlamentares nas sessões ordinárias. O vereador disse que, diferentemente do que consta na matéria, a pedido da presidência da Casa, ele esteve em 20 representações desde o início deste ano, distribuídas também em sábados e domingos e não apenas em dias de sessões (e não 51, como foi publicado pelo veículo).

Desse total de 20, apenas duas implicaram em ausência dele durante as plenárias: nas datas de 20 de junho (Inauguração da Escola do Legislativo, em Uruguaiana) e 20 de julho (Seminário da 4ª Coordenadoria Regional de Educação, no UCS Teatro).  Além disso, Edson explicou que as votações nas Pequenas Comunicações (espaço dos votos de pesar, louvor e congratulação) ocorrem em bloco e não por documento protocolado. Ou seja: é contabilizado um voto apenas por vereador para todos os documentos colocados em apreciação e não um voto por documento.

“Esta matéria não está correta e a comunidade tem nos questionado. Por isso, conversei com a jornalista que a elaborou e, hoje, estou aqui, de forma democrática, me manifestando. Não é justo termos nosso trabalho medido por algo que não aconteceu”, afirmou, referindo-se às faltas citadas na reportagem.

Os parlamentares Rafael Bueno/PDT e Gladis Frizzo/PMDB também discordaram dos dados atribuídos a eles e publicados pelo jornal. A vereadora Ana Corso/PT adiantou que vai protocolar um projeto solicitando que o painel de votação traga a possibilidade de abstenções, recurso que hoje o equipamento não registra. Com isso, ela acredita que a ausência de legisladores durante algumas votações inclusive vai reduzir. 

  A petista ainda questionou a eficácia do “Olhômetro”, recurso de acompanhamento on-line da produção e da votação dos parlamentares utilizados pelo Pioneiro: “É lamentável porque o Olhômetro somente vê a quantidade e não a qualidade do trabalho dos vereadores”.

08/08/2017 - 11:31
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo