Voltar para a tela anterior.

Discutido projeto para instituir a língua Talian como o segundo idioma do município

A matéria é de autoria do vereador Gustavo Toigo e incentiva o patrimônio imaterial


O projeto de lei 50/2015, que institui o Talian como a segunda língua oficial de Caxias do Sul, foi discutido na sessão ordinária desta quinta-feira (03/08). De autoria do vereador Gustavo Toigo/PDT, a matéria preserva a Língua Portuguesa como o idioma principal e busca, por meio do Talian, valorizar a herança linguística e cultural, em proteção a um patrimônio imaterial do município. O texto deverá retornar à pauta, para segunda discussão e votação.

A matéria, que contém emenda supressiva para adequações técnicas, propõe a conscientização da população sobre a necessidade de se proteger o Talian, em todas as formas, como base de identidade e cidadania. Dispõe que, em datas e comemorações especiais, fique autorizada a utilização do Talian, nas publicações do município, além do vernáculo oficial.

No debate de hoje, Toigo lembrou que, em 2014, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) certificou as três primeiras línguas (o Talian, o Asurini do Trocará e o Guarani Mbya) como referência cultural brasileira. Os referidos idiomas passaram a fazer parte do Inventário Nacional da Diversidade Linguística (INDL).

O vereador Chico Guerra/PRB, porém, ponderou que, no projeto, o Talian deveria ser o terceiro idioma, devido ao fato de a Língua Brasileira de Sinais (Libras) já ser a oficial, junto com a Portuguesa, em âmbito nacional. Na mesma linha, manifestou-se o vereador Renato Nunes/PR. Toigo contrapôs que o posicionamento do Iphan, em relação ao Talian, ao Asurini do Trocará e ao Guarani Mbya, deixou claro a relevância da variação italiana.

Em seguida, o vereador Velocino Uez/PDT considerou necessário manter viva a tradição local no dia a dia. Os vereadores Gladis Frizzo/PMDB e Rafael Bueno/PDT também apoiaram a iniciativa de Toigo.

03/08/2017 - 17:06
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Fábio Rausch - MTE 13.707

Ir para o topo