Voltar para a tela anterior.

Criação da Semana Municipal de Combate à Automutilação está em análise no Legislativo

Projeto do vereador licenciado Elisandro Fiuza/PRB sobre o assunto passou em primeira discussão e voltará ao plenário para votação final


Criar a Semana Municipal de Prevenção e Combate à Automutilação consta em projeto de lei do vereador licenciado Elisandro Fiuza/PRB que passou em primeira apreciação na plenária desta quinta-feira (03/08). A matéria (PL 45/2017) retornará ao plenário da Câmara caxiense para 2ª discussão e votação final.

Caso o texto virar lei, a Semana Municipal de Prevenção, Conscientização e Combate à Automutilação deverá ser lembrada e divulgada anualmente na primeira semana do mês de setembro. Para esse período, o projeto sugere o desenvolvimento de ações para conscientização da população a respeito da doença e suas características, e também sobre os meios preventivos.

Na exposição de motivos do projeto, o autor menciona a repercussão dos casos de automutilação gerados pelo jogo Baleia Azul, disputado por jovens nas redes sociais e que consiste em 50 desafios, tendo como uma última fase, lamentavelmente, o suicídio. “O problema de automutilação já está entre nós há muito tempo, através de centenas de casos de adolescentes que sofrem bullying nas escolas e acabam por se automutilar”, escreveu Fiuza no documento. Como meios para enfrentar essa realidade, o vereador defende a execução de políticas públicas, programas, palestras, seminários, audiências e outros tantos eventos capazes de discutir medidas de prevenção e de cuidar melhor da saúde dos jovens.

Nessa linha, o republicano entende que a referida semana municipal tende a estimular o poder público, através de conselhos, secretarias e colégios, e outras entidades a organizarem encontros para trabalhar a conscientização da população, além de analisarem a incidência ou não de casos de automutilação no município.

03/08/2017 - 13:33
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo