Voltar para a tela anterior.

Meneguzzi encaminha documentação para tornar encenação da Via-Sacra da Festa da Uva patrimônio imaterial de Caxias

Apresentação reúne jovens dos grupos católicos e mobiliza mais de 1,5 mil pessoas a cada ano


O vereador Alberto Meneguzzi/PSB protocolou, nesta segunda-feira (24/07), junto à Secretaria Municipal da Cultura, relatório e documentação solicitados pelo órgão, com a intenção de dar continuidade ao processo que torna a encenação da Via-Sacra dos pavilhões da Festa da Uva patrimônio cultural imaterial de Caxias do Sul. De acordo com o parlamentar, a apresentação, que acontece na manhã de Sexta-Feira Santa, desde 2005, junto à escadaria do Monumento Jesus Terceiro Milênio, reúne mais de 60 jovens dos diversos grupos pastorais e movimentos da Igreja Católica.

“O evento também reúne mais de 1.500 pessoas a cada ano. Além de ser artístico, por mostrar os últimos passos de Jesus, antes de sua morte, ele congrega e valoriza os jovens, e o município não pode ficar alheio a um encontro que movimenta a cidade e dá vida ao Parque da Festa da Uva”, comentou Meneguzzi. O vereador havia feito requerimento no início de abril e recebeu parecer favorável do departamento que trata do patrimônio, dentro da pasta da Cultura. No entanto, o Executivo solicitou um estudo mais aprofundado para embasar o posicionamento da Administração Municipal.

Constam da documentação relatos inscritos no Livro de Tombo da Paróquia São José, onde a apresentação teve início, e clipagens da imprensa da cidade e do Estado, desde o ano de 2008. A iniciativa existe há mais de 15 anos e aconteceu, por alguns anos, nas quadras próximas à igreja do bairro. Depois, em 2005, passou a ser realizada junto ao Monumento Jesus Terceiro Milênio, organizada pelos jovens das paróquias Santa Catarina, São José e Santa Fé.

Em 2014, com a intenção de abranger a juventude de toda a cidade, a coordenação da encenação passou a ser realizada pelo Setor Diocesano da Juventude. “Há alguns anos, a apresentação esteve presente no calendário cultural do município. Nós entendemos que ela precisa entrar para a história de Caxias. Neste ano, os jovens não contaram com auxílio algum do poder público, nem, sequer, para a sonorização. Mesmo assim, fizeram a Via-Sacra acontecer. A apresentação dos pavilhões é conhecida pelo Estado afora”, ressaltou o vereador.

24/07/2017 - 16:17
Gabinete do Vereador Alberto Meneguzzi
Câmara Municipal de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo