Voltar para a tela anterior.

Câmara homenageia a escola Helen Keller

Instituição comemora 50 anos no mês de agosto


Os 50 anos da Escola Municipal Especial de Ensino Fundamental Helen Keller foram lembrados em sessão solene realizada na noite desta terça-feira (17). A escola foi fundada em 22 de agosto de 1960 e trabalha com educandos que apresentam necessidade especial na área da surdez e possuem múltiplas deficiências associadas ao problema. A escola hoje atende 140 alunos, que variam de crianças com menos de um ano de idade até alunos de 60 anos. Do total, 49 têm outra deficiência além da surdez. É oferecido atendimento desde a intervenção comunicativa até a oitava série do Ensino Fundamental.

O vereador Ari Dallegrave/PMDB, representando o Legislativo, comentou a trajetória da escola, parabenizando a instituição por atuar no desenvolvimento educacional de pessoas que, devido à condição de surdez, podem ser vítimas de exclusão social. Quando são oferecidos para os surdos os elementos necessários para o seu desenvolvimento, dentro da comunidade escolar, seu potencial social está garantido, observou.

O primeiro grupo de alunos da escola Helen Keller esteve na cerimônia, e foi lembrado pela diretora da escola, Maria Alice Rodrigues, que dedicou a homenagem, em especial, à dedicação dos profissionais. Maria Alice repercutiu a história de Helen Keller, que dá nome à instituição. Nascida em 1880, Helen Adams Keller perdeu a audição e a visão logo no primeiro ano de vida. Graças ao empenho de sua professora, Anne Sullivan, pode se desenvolver plenamente, tornando-se escritora, filósofa e ativista social. Falar de Helen Keller é falar de luta, luta que também faz parte da trajetória de 50 anos da escola, desde o empenho para a sua fundação, destacou.

O Secretário Municipal de Educação Edson da Rosa representou o Executivo na cerimônia. Salientou que esse é um momento de celebração para a escola, atuante em uma demanda necessária ao município, que é a alfabetização dos surdos.

17/08/2010 - 20:49
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo