Voltar para a tela anterior.

Caxias do Sul é homenageada pelo Legislativo

Sessão solene marcou os 127 anos de emancipação política


Referências sobre diversidade, acolhimento, empreendedorismo, passado, presente e futuro marcaram a sessão solene da noite desta terça-feira (20/06) na Câmara Municipal. Foi a homenagem do Poder Legislativo aos 127 anos de emancipação de Caxias do Sul, seguida da abertura da mostra fotográfica “Senegal, cores e cultura”.
Em nome da Casa, a vereadora Denise Pessôa/PT destacou em seu discurso a diversidade da população da cidade construída por caxienses natos e de coração. Fez um histórico de Caxias do Sul, lembrando a origem da povoação pelos bugres, a chegada dos imigrantes italianos e, recentemente, de senegaleses e haitianos.
A parlamentar ressaltou o quanto o movimento migratório  está presente no município, refletindo em aspectos sociais, políticos, religiosos, culturais e econômicos. Analisou que, apesar de ainda haver preconceito, Caxias do Sul abre fronteiras e acolhe estrangeiros. Destacou que tanto os imigrantes do passado quanto os do presente vieram em busca de oportunidades.
Na sequência da cerimônia, o presidente do Legislativo, Felipe Gremelmaier/PMDB, apresentou o vídeo “A Câmara e a Diversidade”, produzido pela TV Câmara. O trabalho reúne depoimentos de funcionários e vereadores da Casa de diferentes etnias e um deles deficiente físico. Eles relatam a experiência e a satisfação de trabalharem na Casa e dificuldades na sociedade.
Para Felipe Gremelmaier, a data serve para agradecer Caxias do Sul por receber pessoas de todas as partes do mundo, ajudando na construção em várias áreas. Lembrou que neste ano a Câmara Municipal completa 125 anos, dois a menos em relação ao município. Isso mostra que o Legislativo acompanhou a trajetória caxiense desde seu início, colaborando no crescimento.
O prefeito Daniel Guerra/PRB ressaltou que Caxias do Sul foi escolhida por tantos anônimos que deixaram seu legado. Guerra chamou um vídeo, produzido pela administração pública, mostrando a importância de vários setores da cidade, como a indústria, o comércio, os serviços, a gastronomia, a uva, entre outros. As imagens destacaram pontos históricos.
A homenagem foi acompanhada também pelos vereadores Paula Ioris/PSDB, Alberto Meneguzzi/PSB, Elói Frizzo/PSB, Adiló Didomenico/PTB, Chico Guerra/PRB, Renato Nunes/PR, Kiko Girardi/PSD, Arlindo Bandeira/PP, Velocino Uez/PDT, Alceu Thomé/PTB e Ricardo Daneluz/PDT; além de secretários municipais e representantes de instituições e órgãos públicos.
Após a cerimônia foi aberta a mostra fotográfica “Senegal, cores e cultura”, de autoria de Juliana Rossa, com Márcia Marchetto como curadora. As fotos foram feitas por Juliana no país africano, em março deste ano, e retratam aspectos da religião, do cotidiano e paisagens. A exposição fica no subsolo da Câmara e pode ser visitada até dia 9 de julho.


 

20/06/2017 - 19:03
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Clever Moreira - 8697

Ir para o topo