Voltar para a tela anterior.

Líderes de bancada levam série de temas ao plenário

Reciclagens, roubo de gado, verbas para projetos esportivos e culturais, e planejamento urbano foram destaque


Problemas em reciclagens, reflexos do roubo de gado na saúde pública, atrasos e de verbas para projetos culturais e esportivos, e planejamento urbano foram destaque na sessão ordinária da Câmara Municipal nesta quarta-feira (14/06). Os temas foram tratados pelos parlamentares nas declarações de líderes de bancada.

O primeiro a se pronunciar, em nome do PTB, foi o vereador Adiló Didomenico. Embasado em visitas feitas em seis pontos de reciclagens na semana passada, o petebista apontou problemas de infraestrutura.

Conforme o parlamentar, ele viu recicladores trabalhando ao relento na chuva, em piso alagado e em meio à fumaça provocada por fogueira para se aquecer do frio.

Adiló Didomenico disse ainda que as reciclagens estão com escassez de material e necessitam com urgência de melhorias na infraestrutura e de um plano de benefícios da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Emprego, em vez de promoção de concurso de beleza de recicladoras.

Pela bancada do PDT, Velocino Uez trouxe sua preocupação com o roubo de gado no interior citando quatro ocorrências recentes da 4ª Légua. Destacou que um dos animais levados pelos ladrões estava em tratamento de saúde.

Assim, a carne do animal, que possivelmente será comercializada, oferece risco à saúde pública. Uez pediu que a Vigilância Sanitária intensifique fiscalização em pontos de venda de carne e que a população fique atenta na hora da compra. Ricardo Daneluz também tratou do roubo de gado e criticou leis que soltam presos com facilidade.

Em aparte, também sobre segurança pública, Paula Ioris/PSDB informou que o projeto SIM lançado pelo governo estadual está avançando. Soube que o cercamento para monitoramento será de forma regional, citando exemplo de Bento Gonçalves, Garibaldi e Carlos Barbosa. Segundo a tucana, em julho, Caxias do Sul sediará reunião para definir regionalização do sistema em mais sete cidades.

Também em aparte, Gladis Frizzo/PMDB disse que nesta quarta-feira a Brigada Militar desenvolveu a Operação Carga Pesada 2 no Desvio Rizzo. O trabalho resultou em cinco prisões e apreensão de drogas no entorno da lagoa do bairro.

Na declaração de líder de bancada do PMDB, Edson da Rosa repercutiu reunião da Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação, Cultura, Desporto, Lazer e Turismo ocorrida ontem com o secretário de Gestão e Finanças, José Alfredo Duarte Filho, sobre problemas no repasse de verbas para o Fiesporte e o Financiarte.

De acordo com Edson, o secretário relatou dificuldades financeiras do município. Presidente da Comissão, Edson da Rosa disse que não há explicação para a falta do repasse.

Argumenta que entidades foram orientadas pela titular da Secretaria Municipal de Esporte a implantarem seus projetos, que depois receberiam o dinheiro. Segundo o vereador, a questão do Fiesporte deve ser resolvida em uma semana com entidades em dia com prestação de contas.

No espaço do PT, Denise Pessôa levou à tribuna o tema planejamento urbano, pauta do seminário O Futuro da Minha Cidade ocorrido terça-feira. A parlamentar destacou a apresentação de exemplos de Maringá (PR), referência nacional no segmento.

Denise Pessôa falou que Maringá aumentou áreas de preservação nas margens de córregos, desenvolveu projetos para a zona urbana não ser tão extensa e assim haver menor necessidade de investimento em serviços públicos e ações de mobilidade incentivando uso do transporte público.

A vereadora elogiou a preocupação de Maringá com as chamadas Zeis (Zonas Especiais de Interesse Social), que prevê políticas de habitação popular em áreas mais centrais, o que contribui para a mobilidade. A petista ressaltou que Caxias do Sul tem muito a avançar na questão das Zeis e necessita urgente de um plano.

Em aparte, Paula Ioris/PSDB observou que o sucesso de Maringá se deve a um planejamento de 20 anos, iniciando com grupo de trabalho de 196 pessoas, representando toda as instituições e entidades da cidade.

Pela bancada do PSB, Elói Frizzo seguiu no tema sobre o seminário ocorrido terça-feira, quando representou o Legislativo. Elogiou as manifestações de autoridades de urbanismo e arquitetura de Maringá e de instituições da construção civil de Caxias do Sul.

Frizzo criticou a exposição do secretário municipal de Planejamento, Fernando Antônio Granjo Mondadori. Conforme o vereador, o representante do Executivo teve uma visão descontextualizada ao tratar do Plano Diretor caxiense. O parlamentar disse que Fernando se pronunciou como se tudo o que foi feito anteriormente sobre Plano Diretor na cidade está errado e que o Executivo não discute com a sociedade como repensá-lo.

Frizzo lembrou que o Plano Diretor e o Plano Físico Urbano de Caxias do Sul tiveram amplas discussões em audiências públicas e outras reuniões no Legislativo, sempre envolvendo todos os segmentos sociais. Ressaltou que a cidade cresce e por isso exige avanços no planejamento.

O socialista alertou que a Câmara tomará a frente na discussão, envolvendo instituições, órgão, sindicatos e outras entidades, caso o Executivo não tome iniciativas.

14/06/2017 - 12:03
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Clever Moreira - 8697

Ir para o topo