Voltar para a tela anterior.

Vereadores discutem projeto que propõe alterações ao Plano Diretor

Classificação na área do bairro 1º de Maio provoca divergências


Começou a ser discutido, na sessão desta terça-feira (10), o projeto de lei complementar que altera o Mapa de Zoneamento do Plano Diretor de Caxias do Sul. Em substitutivo, os vereadores Elói Frizzo/PSB e Geni Peteffi/PMDB tentam readequar a região do entorno do bairro 1º de Maio, hoje classificada como Zona Residencial 2, a exemplo do Parque Mato Sartori. Se aprovado, o dispositivo determinaria que os bairros Madureira e Jardim América passassem à classificação de Zona Residencial 3. Enquanto a modalidade 2 protege altura para construções de caráter residencial, comércio, serviços ou indústrias de pequeno porte, a outra permite a instalação de edifícios acima de três andares.

Frizzo arguiu que, em 2007, quando da alteração da classificação do bairro 1º de Maio, por conta de disputa judicial envolvendo a prefeitura e a família tida como herdeira da área, a medida abrangeu, também, o entorno do espaço. Defende, contudo, que a restrição de Zona 2 seja exclusiva ao referido bairro, a fim de autorizar a presença de edifícios nas imediações. Trata-se de retornar ao zoneamento anterior nas outras localidades, definiu.

Mesmo sendo membro da Comissão de Desenvolvimento Urbano, Transporte e Habitação, que aprovou a mudança de classificação no entorno de 1º de Maio, Denise Pessôa/PT disse considerar mais adequado que toda a região mantenha altura homogênea, dentro da designação de Zona Residencial 2. O conjunto de quadras, em discussão, possui características de ZR 2, e não de ZR 3, explicou. Em concordância, Ana Corso/PT acredita que a área do entorno do Mato Sartori, considerada como de preservação, deva ser mantida, sem edificações maiores, a fim de não ficar descaracterizada.

10/08/2010 - 20:46
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo