Voltar para a tela anterior.

Toigo protocola projeto para tornar música dos Irmãos Bertussi patrimônio cultural de Caxias

Proposta é conceder o título de Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial à canção Oh, de casa


O vereador Gustavo Toigo/PDT protocola nesta quinta-feira (25/05) um projeto de lei para tornar a música Oh, de casa, dos Irmãos Bertussi, um Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial de Caxias do Sul. A canção completa 55 anos em 2017 e é uma das mais tocadas em bailes e eventos por todo o Estado.

Para o parlamentar, a iniciativa visa a promover e preservar a cultura local, além de homenagear os artistas. "É um orgulho muito grande ter essa música no repertório da música gaúcha. Entendemos que conceder esse reconhecimento é uma forma de proteger a nossa identidade e de fazer com que a música seja conhecida pelas próximas gerações", acredita Toigo.

Na última semana, o vereador foi recebido por Adelar Bertussi na casa dele, em São Jorge da Mulada, onde também está situado o Memorial dos Bertussi. Na ocasião, Adelar contou a origem da canção e agradeceu pelo apoio recebido.

Ações como essa integram a plataforma de atuação de Toigo, que inclui projetos no campo cultural, como a lei da Semana Municipal de Proteção do Patrimônio Histórico e Cultural, o Monumento Nacional ao Imigrante como símbolo de Caxias e, na atuação como prefeito interino, o encaminhamento da Romaria de Caravaggio como bem cultural do município.

25/05/2017 - 11:25
Gabinete do Vereador Gustavo Toigo/PDT
Câmara Municipal de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo