Voltar para a tela anterior.

Líderes falam de saúde, educação e administração

Houve indicação para UBS, denúncia sobre Postão e de novo desafio entre jovens


Saúde pública, educação e administração municipal foram os temas tratados nas declarações de líder na Câmara Municipal nesta quinta-feira (11/05). As manifestações foram dos vereadores Paula Ioris/PSDB, Alberto Meneguzzi/PSB, Kiko Girardi/PSD e Renato Oliveira/PCdoB, com apartes de outros parlamentares. Também houve manifestações sobre o Dia da Mulher Caxiense.

Paula Ioris anunciou indicação de sua autoria para o Executivo contratar psicólogos para atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Na avaliação da tucana, a medida descentralizaria os serviços dos centros especializados oferecidos pelo município, facilitando o trabalho, além de baratear custos.

Para justificar, a vereadora citou aumento de uma série de problemas ligados à saúde mental e sociais da população. Citou depressão, ansiedade, desestruturação familiar, falta de limites de crianças e adolescentes, evasão escolar, afastamento no trabalho, entre outros. A parlamentar destacou que há filas de espera em atendimento de saúde mental, o que mostra a carência de políticas públicas efetivas nessa área.

Na declaração de líder do PSB, Alberto Meneguzzi tratou da demora no atendimento médico no Pronto-Atendimento 24 Horas, onde sábado passado esteve após ser chamado por uma pessoa prejudicada. Meneguzzi relatou que havia pacientes aguardando até oito horas e que, ao solicitar esclarecimento do responsável pelo Postão, foi atendido por um enfermeiro que teve de atendê-lo ao mesmo tempo em que cumpria sua função.

O vereador disse que filmou as condições do atendimento para publicar em redes sociais. Acrescentou que foi criticado por apoiadores do Executivo e acusado de fazer marketing pessoal por tomar essa medida. Mas ressaltou que o mesmo não ocorreu quando o prefeito Daniel Guerra/PRB de dentro do Postão telefonou para um médico cobrando expediente, enviou a imagem da ligação para a imprensa e divulgou em redes sociais. Meneguzzi sugeriu que a prefeitura faça mutirão de médicos aos finais de semana para resolver o problema do Postão, a exemplo de outras cidades. Lembrou que isso foi sugerido ainda em janeiro pela Comissão de Saúde do Legislativo.

No espaço de declaração de líder do PSD, Kiko Girardi revelou denúncia recebida sobre novo desafio entre jovens por rede social, como “Baleia Azul”. O vereador disse que chegou até ele foto de alunos empilhando classes de sala de aula, com o objetivo de vencer desafio sobre quem e qual escola ergue a torre mais alta. Apelou para que pais fiquem atentos às relações de amizade e uso das redes sociais pelos adolescentes, já que os professores estão perdendo o controle sobre eles.

Em aparte, Edson da Rosa/PMDB citou que na quarta-feira, a Comissão de Educação da Câmara promoveu reunião com a coordenadora da 4ª Coordenadoria Regional de Educação tratando de três temas:  a situação do recursos humanos com colocação professores do Estado; a reforma do ensino médio; e demandas de edificações de escolas. Também esteve na pauta realização de um seminário sobre reforma do ensino médio entre a o Legislativo, o Conselho Municipal de Educação e a 4ª CRE.

Em aparte, Paulo Périco/PMDB destacou que nem tudo é negativo entre os estudantes. Para exemplificar, citou matéria do jornal Pioneiro que alunos do Colégio La Salle Carmo indo para a Inglaterra apresentar trabalho, um da Escola Estadual Apolinário Alves Santos que representará a instituição na Itália, e de alunos da Escola do Caminho do Saber que vão para Austrália participar de campeonato de robótica. Périco espera que jovens que perdem tempo em desafios como pirâmide de classes se inspirem nesses outros alunos, para terem um futuro produtivo na sociedade.

Em aparte, Rafael Bueno/PDT lamentou que alguns estão depredando patrimônio público, porque essas classes poderiam ser usadas no futuro pelos próprios filhos desses estudantes.

Do PCdoB, Renato Oliveira usou declaração de líder para dizer que dedicar-se à vida pública exige muita responsabilidade. Para ele, é isso que faltou na questão do cancelamento da Festa da Uva, por ter se perdido prazo para captação de recursos. Ressaltou que a Câmara Municipal tem esse cuidado, para não prejudicar projetos municipais. Citou como exemplo o empenho da Casa no andamento dos projetos do condomínio Rota Nova, que garantiu 400 moradias. Pediu para cuidado para não se perder verbas federais, que exigem prazos para projeto. Sobre a saúde pública, o parlamentar lembrou que quando era vereador, Daniel Guerra frequentemente ia ao Postão 24 Horas averiguar o serviço e que agora, como prefeito, ignora reclamações e problemas de atendimento.

 

 

 

   

  

  

 

 

11/05/2017 - 11:42
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Clever Moreira - 8697

Ir para o topo