Voltar para a tela anterior.

Feiras, educação e denúncia dominam espaço de líderes

Houve elogio à primeira-dama por dialogar com a comunidade imigrante, viabilizando evento


Denúncia de perseguição política, estacionamento irregular de veículos na Praça das Feiras, descumprimento de promessa de campanha, migração de rádios e ociosidade dos Pavilhões da Festa da Uva foram temas tratados em declarações de líderes de bancada no plenário da Câmara Municipal nesta terça-feira (09/05).

Pela bancada do PSD, o líder Kiko Girardi falou principalmente da migração de rádios de AM para FM. Ele participou da assinatura de ato com esse fim na segunda-feira, em Porto Alegre, quando entregou ao ministro de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto . Kassab, pedido de implantação de rádio comunitária em Caxias do Sul e Barracão.

 Em aparte, o vereador Alberto Meneguzzi disse não entender a dificuldade do município não conseguir aprovação de rádios comunitárias. Citou o fato de Flores da Cunha ter três dessas emissoras, enquanto Caxias do Sul tem apenas uma regularizada, a da UAB. Acrescentou não compreender a dificuldade que a Rádio São Francisco enfrenta para obter migração de AM para FM.

Para finalizar seu espaço, Kiko declarou que nem tudo é negativo na cidade. Como exemplo, ressaltou a abertura de edital para contratação de 1,3 mil vagas para reduzir déficit de educação infantil. O parlamentar destacou ter ido com frequência à Capital tratar de demandas para Caxias do Sul, principalmente em saúde e educação. Tem cobrado do vice-governador José Paulo Dornelles Cairoli e do deputado federal Danrlei de Deus, ambos de seu partido.

Na declaração de líder do PTB, Adiló Didomenico destacou que participou de seis edições da Festa da Uva e que, naturalmente, o parque do evento necessita sempre de manutenção pela sua grandiosidade. Alertou que, com a não realização da Festa em 2018, o desgaste e outros problemas de infraestrutura se acumularão, causando prejuízos.

Em seu espaço, o vereador ressaltou ainda que não se calará sobre erros do Executivo em razão de ataques que o Legislativo sofre nas redes sociais. Ele suspeita, inclusive, que muitos comentários são produzidos por fakes, por usarem o mesmo texto.

Em aparte, Rafael Bueno/PDT reproduziu vídeo do programa eleitoral de Daniel Guerra na época da campanha. O VT mostra a promessa de ocupar anualmente os pavilhões, com eventos culturais e de turismo, para não deixar o espaço ocioso, já que a Festa da Uva ocorreria a cada dois anos.

Também em aparte, Gustavo Toigo afirmou que lideranças de entidades importantes são contrários ao adiamento da Festa da Uva. Citou o presidente do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Reomar Slaviero, que presidiu o evento, e o presidente do Sindilojas, Sadi Donassolo. O vereador Adiló Didomenico acrescentou que a Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC) já está revendo sua posição a favor do cancelamento da Festa da Uva em 2018.

Na declaração de líderes do PMDB, Paulo Périco elogiou a primeira-dama do município, Andrea Marchetto Guerra, por dialogar com a comunidade, ao contrário do prefeito. Para exemplificar, destacou o fato de Andrea receber senegaleses e haitianos, contribuindo para eles promoverem a Feira Sem Fronteiras final de semana passado na Praça das Feiras.Rafael Bueno/PDT também elogiou a postura de Andrea.

Ainda sobre a Feira Sem Fronteiras, o peemedebista apresentou fotos de veículos estacionados sobre a calçada da praça, onde há placas orientando para não estacionar. Informou que inclusive as pedras que interrompiam trânsito de veículos foram retiradas do local. Périco destacou que a situação atrapalhou pedestres.

Em aparte, Rodrigo Beltrão/PT acrescentou que a feira é uma importante iniciativa do Executivo, mas que ela não pode ser considerada contrapartida pela retirada dos ambulantes do Centro. Argumentou que a realização dela não está garantida, assim, os imigrantes não têm garantia de alternativa de renda.

Em aparte, Edson da Rosa/PMDB lembrou que os parlamentares não foram convidados para a Feira Sem Fronteiras.

Pela bancada PCdoB, Renato Oliveira mostrou sua preocupação com a alteração de horários de algumas feiras de produtores aos sábados. Elas passariam a ocorrer uma hora mais tarde. O vereador explicou que essa medida acabará adiando o começo da feira em outros bairros, em alguns casos atrapalhando inclusive o horário de almoço.

No espaço do PSB, o vereador Elói Frizzo alegou sofrer perseguição política de Yuri Eduardo Caio, assessor técnico do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae), no início da atual Administração Municipal cotado para dirigir a autarquia.

 O parlamentar informou que Yuri pediu a procuradores abertura de processo administrativo para apurar responsáveis por suposto ônus causado ao Executivo pela falta de cobrança da taxa de água em centros comunitários. Frizzo é ex-diretor do Samae.

O vereador  mostrou que existe lei municipal isentando desse pagamento todos os imóveis de propriedades do Município, o que é o caso dos espaços ocupados pelos centros comunitários.

O socialista disse que a questão veio à tona sábado, no Câmara vai aos Bairros ocorrido na sede da União das Associações de Bairros (UAB). Cerca de 70 Associações de Bairros estariam sendo cobradas por mostrar o porquê de não pagarem pelo abastecimento. O parlamentar afirmou que a atual administração tenta encontrar problemas em administrações anteriores, em situações sem fundamento.

“Fica a denúncia e espero que o Governo Daniel Guerra se preocupe com outras coisas”, afirmou.

 

 

09/05/2017 - 12:21
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Clever Moreira - 8697

Ir para o topo