Voltar para a tela anterior.

Paula Ioris pede que o município se credencie no Sistema de Segurança Integrada do Estado

A vereadora, que preside uma comissão temporária contra a violência, detalhou o funcionamento do SIM


O credenciamento de Caxias do Sul no Sistema de Segurança Integrada com os Municípios (SIM) foi solicitado pela vereadora Paula Ioris/PSDB, na sessão ordinária desta quarta-feira (19/04). Presidente da Comissão Temporária Especial para o Enfrentamento da Violência, a parlamentar relatou que, na última semana, o grupo de trabalho se reuniu com o governador José Ivo Sartori, em Porto Alegre, quando os vereadores-membros souberam que o cadastro do município seguia pendente. Ela anunciou que está apresentando um pedido de informações à Prefeitura, em busca de mais detalhes sobre a situação.

De acordo com a vereadora Paula, o chamado SIM resulta de decreto estadual, publicado no último dia 7 de abril. Disse que o sistema pretende integrar instituições federais e estaduais, municípios e sociedade civil organizada. “Alguns diagnósticos já estão claros, como ausências de comunicação entre diferentes mecanismos de videomonitoramento, padronização entre guardas municipais, uniformidade de tecnologias e aplicação de recursos comunitários”, explicou.

A parlamentar informou que o foco do programa passa por ações de prevenção ao crime e de ressocialização de ex-apenados. Defendeu o cercamento eletrônico, os gabinetes locais de gestão integrada, envolvendo as forças de segurança pública. Paula ponderou para os benefícios das religiões, no ambiente penitenciário. Ressaltou que o SIM também pretende compartilhar os despachos de ocorrências policiais.

Além da vereadora-presidente Paula Ioris/PSDB, integram a Comissão Temporária Especial para o Enfrentamento da Violência os vereadores Adiló Didomenico/PTB, Alberto Meneguzzi/PSB, Gustavo Toigo/PDT, Neri, O Carteiro/SD e Paulo Perico/PMDB.

19/04/2017 - 10:58
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Fábio Rausch - MTE 13.707

Ir para o topo