Voltar para a tela anterior.

Líderes de bancada repercutem balanço de Guerra

Parlamentares falaram após apresentação de dados da administração


A manifestação do líder do governo na Câmara Municipal, Chico Guerra/PRB, sobre os 100 dias da administração municipal, pautou a maioria das declarações de líderes de bancada nesta quarta-feira (12/04).

O primeiro a pedir a palavra foi Rafael Bueno/PDT, que comparou números do Governo Daniel Guerra e do Governo Alceu Barbosa Velho.

“O vereador Chico disse que teve cento e poucas contratações de funcionários. Mas para a educação infantil, foram compradas vagas? Na gestão anterior foram 305 e houve nomeação de 133 professores”, comentou.

O pedetista prosseguiu, entrando na área da saúde. Lembrou que o atual governo em 100 dias demitiu 40 médicos, enquanto a de Alceu contratou 30. Acrescentou que a administração passada ampliou o programa de castração de animais e essa, rompeu o contrato do serviço.

Rafael Bueno listou exemplos de ações que a prefeitura realizava e que agora estão paradas:

“A Romaria de Caravaggio ocorre mês que vem e até agora não ouvimos falar em apoio do município, não existe mais o programa Troca Solidária, não houve apresentação da Comissão Comunitária da Festa da Uva, a UPA prometida para janeiro agora ficou para setembro”, afirmou.

Líder da bancada do PCdoB, Renato Oliveira parabenizou Chico Guerra por apresentar o balanço do governo, mas apontou falhas na saúde.

“Está um caos. Quarenta médicos foram forçados a pedir demissão. No Hospital Pompéia, onde há 12 macas para atendimento, tinha 20 pessoas esperando. O prefeito, no balanço para a imprensa, falou tanto em recursos, mas a prefeitura não é um banco. Ela precisa atender a saúde”, declarou o comunista, que depois criticou a situação da Praça Dante Alighieri.

“Está abandonada. Com a grama alta do jeito que está, é a Praça do Matagal. Já que é Páscoa, poderiam largar coelhos lá para comer grama.”

Elói Frizzo, do PSB, disse que nestes 100 dias a Câmara Municipal foi muito mais atuante para a comunidade do que o Executivo. Sobre outro tema, o socialista disse que o Brasil está sendo passado a limpo a divulgação de políticos que serão investigados, o que rompe estruturas arcaicas e faz barões e coronéis pagarem pelos seus crimes.

Pelo PMDB, Prof. Paulo Périco disse que os dados apresentados por Chico Guerra são genéricos e que muitos são de ações herdadas da administração passada. Também voltou a falar da ausência da prefeitura no evento beneficente Homens na Cozinha.

“A presidente da Comissão Comunitária da Festa da Uva e a secretária de Turismo estavam no evento e poderiam representar a prefeitura.”

Périco elogiou a lista do Janot e ressaltou que apoia as investigações e punições, inclusive de políticos do seu partido, o PMDB.

Em nome da bancada do PTB, Flávio Cassina, após comentário de Adiló Didomenico/PTB sobre corte de CCs pela administração, disse que esse tema merece um debate no Legislativo.

“O CC virão vilão, é o culpado de tudo de ruim que acontece na administração. Se o CC trabalha, é uma coisa. Se não trabalha, aí é outro cálculo que tem que fazer. Porque o momento que o CC estiver sendo substituído pelo servidor de carreira essa conta nos vamos ter de ir na ponta do lápis para ver quem é mais caro e mais barato”.

Pelo PP, Arlindo Bandeira usou a declaração de líder para agradecer o secretário municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade, Cristiano Abreu, por recebê-lo e providenciar a instalação de uma placa indicando box dos ônibus interdistritais na rodoviária.

O parlamentar também agradeceu o diretor do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae), Gerson Panarotto, por recebê-lo para ouvir reivindicações sobre poços artesianos no interior.

Bandeira teve outra reunião, com o com secretário de Gestão e Finanças, José Alfredo Duarte Filho, a quem pediu para que seja descentralizado para o interior atendimentos do talão do produtor e da nota eletrônica.

12/04/2017 - 13:54
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Clever Moreira - 8697

Ir para o topo