Voltar para a tela anterior.

Flávio Cassina destaca importância da doação de órgãos

Vereador ressaltou que tema precisa ser tratado no âmbito familiar


A importância da conscientização familiar sobre doação de órgãos foi tema do vereador Flávio Cassina/PTB no grande expediente da sessão ordinária desta quarta-feira (12/04) na Câmara Municipal. O parlamentar fez o pronunciamento para destacar o Dia Municipal do Doador de Órgãos e Tecidos, criado por lei de sua autoria em 2014.

O petebista iniciou sua fala elogiando o trabalho da ONG Anjos da Esperança, que atua na cidade para salvar e prolongar vidas por meio de campanhas. Uma das ações ocorreu no dia 8 deste mês. Foi a 4ª Caminhada da Esperança, a maior manifestação pública em busca da conscientização sobre doação da cidade.

Em seguida, Cassina lembrou que na década de 80 Caxias do Sul já foi a cidade gaúcha com mais doadores graças à mobilização comunitária. Na época, havia limitações de transplantes. Os mais comuns eram de córneas e de coração, que ainda era incipiente.

O parlamentar salientou que atualmente a situação mudou, porque muitos órgãos e tecidos podem ser transplantados. Citou coração, pulmões, rins, fígado, pâncreas, válvulas cardíacas, córneas, medula óssea, pele, cartilagem, fêmur, cartilagens, mão, ossos e sangue. Atualmente, 1.174 gaúchos estão na fila de espera por transplante.

“Um único doador tem a chance de salvar ou melhorar a qualidade de vida de 25 pessoas. Pode ser doador qualquer pessoa em morte cerebral. Não há limite de sexo e idade, contanto que os familiares estejam cientes. Daí a importância de discutir isso no âmbito familiar, que é onde se decide”, comentou o vereador.

Em aparte, os vereadores Gustavo Toigo/PDT, Chico Guerra/PRB e Elisandro Fiuza/PRB elogiaram Cassina por tratar do tema e também ressaltaram a importância de as pessoas serem doadoras. Toigo lembrou que tramita no Legislativo projeto de lei de sua autoria para que no para-brisa dos ônibus do transporte coletivo público seja divulgado campanhas de doação.

12/04/2017 - 11:56
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Clever Moreira - 8697

Ir para o topo