Voltar para a tela anterior.

Painel do Legislativo caxiense pede que turismo passe de alternativa à matriz econômica

A comissão da Câmara ouviu três especialistas do setor, como Tarcísio Michelon


A ideia de que o turismo precisa passar de alternativa à matriz econômica de Caxias do Sul predominou no painel do Legislativo caxiense, realizado na tarde desta terça-feira (11/04), no plenário da Casa. Presidida pelo vereador Gustavo Toigo/PDT, a Comissão de Desenvolvimento Econômico promoveu a 2ª reunião do chamado Comitê Unificado de Turismo.

A temática de hoje foi: “Detecção da importância do turismo para o desenvolvimento regional (rural, religioso e de negócios)”. O parlamentar anunciou que o grupo de trabalho está organizando um workshop para o próximo dia 13 de junho, voltado a analisar as vocações e as potencialidades turísticas locais.

Ex-secretária de Turismo de Garibaldi, Ivane Fávero trouxe dados da Organização Mundial do Turismo (OMT), para justificar que o segmento já extrapolou a posição de coadjuvante, no contexto econômico. Disse que, em 2030, será alcançada a marca de 1,1 trilhão de turistas internacionais. Afirmou que a área responde por 4,5% do PIB brasileiro.

De acordo com Ivane, fazer de Caxias do Sul o que chamou de destino turístico múltiplo e inteligente passa por proporcionar a visitantes aprendizado, estética, entretenimento e fuga da rotina. Afirmou que a humanização da hospedagem consiste em passo inicial, para qualificar a perspectiva turística. “As pessoas não querem só uma chave com o número do quarto. Mas, sim, poderem se familiarizarem com a cultura local, a partir de onde se encontrarem”, alertou.

O gestor de projetos da Samuara Empreendimentos e do Samuara Hotel, Pedro Sehbe, mostrou-se otimista com relação às potencialidades de Caxias do Sul. Segundo ele, ao se colocar como destino ao turismo de negócios, a partir de empresas e indústrias locais, o município aumenta a própria competitividade. Explicou que a cidade precisa combinar dois aspectos culturais: a preservação da própria raiz, como a Festa da Uva, com novos movimentos, como o Festival de Blues.

O empresário Tarcísio Michelon, idealizador da rede de hotéis Dall’Onder, lembrou a própria participação, desde 1980, na articulação do trade turístico de Bento Gonçalves, a partir de Vale dos Vinhedos e Caminhos da Pedra, entre outras iniciativas. “Em 1944, os meus pais, que eram do ramo hoteleiro, foram de Caxias a Bento. A minha mãe me ensinou que o segredo do turismo vinha de propiciar a convivência com o que é nosso. Logo, no início, vi que dava certo”, recordou.

Michelon também aproveitou para defender municipalizações que viabilizassem trechos regionais de ferrovias, para ligar cidades, como Caxias e Bento. Anunciou que, em agosto deste ano, deverá lançar, em Bento, um parque temático de 45 esculturas internacionais. Confirmou que, em 2018, em Caxias, está prevista a inauguração de hotel da sua rede, com 204 apartamentos, junto ao Iguatemi, com passarela de ligação ao shopping.

No último dia 14 de fevereiro, a Comissão de Desenvolvimento Econômico havia constituído o Comitê Unificado de Turismo. A arrancada dos trabalhos contou com 30 instituições.

Além do vereador-presidente Gustavo Toigo/PDT, integram a Comissão de Desenvolvimento Econômico, Fiscalização e Controle Orçamentário os vereadores Adiló Didomenico/PTB, Chico Guerra/PRB, Elói Frizzo/PSB e Flavio Cassina/PTB. Participaram da reunião de hoje o presidente da Câmara, vereador Felipe Gremelmaier, e os vereadores Adiló Didomenico/PTB, Alberto Meneguzzi/PSB, Alceu Thomé/PTB, Edson da Rosa/PMDB, Elói Frizzo/PSB, Flavio Cassina/PTB, Paula Ioris/PSDB, Paulo Perico/PMDB, Ricardo Daneluz/PDT e Velocino Uez/PDT.

 

Confira a sequência da agenda prévia do Comitê Unificado de Turismo:

— 13 de junho: Workshop sobre análise das vocações e potencialidades turísticas locais (pontos fortes e fracos);

— 8 de agosto: Educação para o turismo;

— Mês de setembro: Possibilidades de contrapartida do poder público, para incentivar a aplicação de recursos privados, na área.

11/04/2017 - 18:24
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Fábio Rausch - MTE 13.707

Ir para o topo