Voltar para a tela anterior.

Prof. Paulo Périco sugere presídio em Caxias do Sul

Vereador se pronunciou sobre a crise do sistema carcerário caxiense


A construção de um presídio em Caxias do Sul foi sugerida pelo vereador Prof. Paulo Périco/PMDB na sessão ordinária desta quarta-feira (29/03) da Câmara Municipal. O parlamentar teve a ideia após participar de um encontro da Comissão Temporária Especial para o Enfrentamento da Violência do Legislativo com a juíza da Vara das Execuções Penais de Caxias do Sul, Milene Fróes.

Em pronunciamento no grande expediente, Paulo Périco relatou que números do sistema carcerário apresentados pela magistrada preocuparam a comissão. Citou que na Penitenciária Industrial de Caxias do Sul (Pics) celas projetadas para quatro são ocupadas por 16 detentos.

O peemedebista ressaltou que a falta de condições do Albergue do Regime Semiaberto acaba deixando nas ruas da cidade 500 presos que deveriam cumprir pena. Diante desse cenário, em que detentos do regime fechado disputam espaço em celas e do semiaberto acabam livres, o parlamentar conclui que a ressocialização é impossível.

“Dentro de presídio do Estado há um estado formado pelos apenados que comandam as galerias. A situação gera dívidas entre presos que, quando voltam às ruas, retornam  à criminalidade para pagar facções”, declarou.

Paulo Périco ressaltou que, como educador, sabe da importância de se fazer escolas e não presídios. No entanto, o vereador entende que a crise carcerária depende de novas vagas para ser combatida. Sugeriu que vereadores visitem a Pics e o Presídio do Apanhador, que também apresenta problemas.

Da tribuna, o parlamentar anunciou que o Inav (Instituto de Audiovisão) terá espaço na sessão de quinta-feira para falar de seu trabalho e pedir colaboração em um evento beneficente. Será o II Jantar às Cegas, que ocorrerá dia 8 de abril para arrecadar fundos para a entidade. Paulo Périco destacou a importância do trabalho social do Inav para surdos e cegos.

 

29/03/2017 - 12:44
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Clever Moreira - 8697

Ir para o topo