Voltar para a tela anterior.

Semana da Água e situação dos jovens em regime sócio educativo ganham espaço

Em pauta as Bacias Hidrográficas do RS e atenção com adolescentes em vulnerabilidade social


O professor Isidoro Zorzi ocupou o primeiro espaço regimentalmente cedido pelas lideranças do Legislativo nesta quarta-feira (29) para falar sobre a importância da preservação e utilização das águas, em alusão às comemorações da Semana Internacional da Água que iniciaram, que começaram dia 22 e terminam neste dia 29. Zorzi fez um histórico da criação das 24 bacias hidrográficas do RS, Lei de 1984 e implantada em 1985 e origem do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica Taquari/Antas que Caxias integra.

Informou que a rua Os 18 do Forte é divisor de águas desta bacia que se forma a partir das áreas mais altas que dão origem a rios, arroios e cursos d´água da região. Estes comitês têm a participação de usuários e representações da sociedade, chamando a atenção para a importância das Câmaras de Vereadores, que têm direito a seis vagas entre todos os municípios que integram o comitê. O professor Zorzi encerrou sua fala manifestando a importância do papel dos Legislativos porquê, entende, constituem a representação mais democrática da sociedade.

A psicóloga Tamara Aparecida Maciel também fez uso da Tribuna. Se referiu ao trabalho desempenhado no acompanhamento dos menores em medidas socioeducativas, área em que atua. Tamara destacou que é uma atitude simplista criticar a condição de jovens que se encontram em situação de vulnerabilidade, evadidos das escolas e soltos no mundo. Se estão passando por medidas socioeducativas, há que se considerar as causas que os levaram a esta condição.

 Para ela, o sistema já havia falhado antes, tanto na saúde quanto na educação, excluindo parcela considerável da sociedade. Na avaliação da psicóloga, o ingresso destes adolescentes no regime de medidas socioeducativas para recuperação exige criatividade para ajudá-los, pois não basta oferecer a eles educação num modelo defasado e cuja linguagem eles não absorvem. Tamara pediu compreensão e esforço de todos no sentido de garantir o direito à aprendizagem para que possam chegar a ter uma renda mínima. Concluiu convidando a população para o “V Seminário de Aprendizagem Profissional”, que acontecerá em junho próximo.

29/03/2017 - 11:43
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Paulo Cancian - MTE 3.507

Ir para o topo