Voltar para a tela anterior.

Parlamento Regional elenca prioridades e trata da PEC 287

Em Coronel Pilar, presidentes de Câmaras já definiram próximos encontros


Dez presidentes de Câmaras Municipais da Serra Gaúcha estiveram reunidos hoje (21/03) em Coronel Pilar, em mais uma reunião do Parlamento Regional. O grupo foi recebido pelo presidente do Poder Legislativo local, Fabiano Ferrucio Sabéi, e debateu diversos temas de interesse comum.

O coordenador do Parlamento Regional, Felipe Gremelmaier, destacou a importância do encontro da delegação de vereadores que semana passada esteve com o secretário de Planejamento, Governança e Gestão, Carlos Búrigo, em busca de informações sobre a regulamentação da Região Metropolitana da Serra Gaúcha, já criada por Lei. O Governo pediu um prazo de 40 dias para apresentar o projeto que vai exigir a adesão dos municípios que fazem parte da Região.

Os vereadores de Antônio Prado, Moisés Citon Campanharo, de São Marcos, Patrícia Camassola Tomé, e de Farroupilha, Beto Maioli, que estiveram na audiência, discorreram sobre a necessidade de organização e de atuação conjunta dos municípios em temas prioritários para a região.

Entre as prioridades apontadas estão o financiamento habitacional (teto de financiamento do Minha Casa Minha Vida), telefonia porque as ligações entre todos os municípios passam a ter tarifa local, a preservação do Banrisul que predomina entre os pequenos municípios e principalmente a segurança pública. Sobre este assunto os participantes da reunião relataram a precariedade de recursos humanos, mesmo que as comunidades tenham se mobilizado para oferecer veículos, equipamentos e combustível.

A abordagem incluiu a preocupação com o sistema prisional de todos os municípios da Serra Gaúcha, com os riscos decorrentes da superlotação e que exigirão atitudes firmes para construção de novas unidades.

A Reforma da Previdência foi outro tema analisado na reunião. Os Legislativos que participam do Parlamento, como Caxias do Sul, Antônio Prado, Farroupilha, São Marcos e Bento Gonçalves, vem promovendo audiências públicas e se posicionando sobre a PEC 287 (Reforma da Previdência). O próximo ocorrerá em Bento, no próximo dia 7 de abril.

Diante da importância do assunto, os integrantes do Parlamento Regional decidiram lançar manifesto contra a aprovação do Projeto de Emenda Constitucional de Reforma da Previdência. O documento será elaborado pelos presidentes dos Legislativos de Antônio Prado, Moisés Campanharo, e de Bento Gonçalves, Moisés Scussel.

A novidade da reunião do Parlamento foi a adesão da Câmara de Vereadores de Nova Prata, cujo presidente, vereador Magnus Spagnol, participou de seu primeiro encontro. Outros encontros do Parlamento Regional serão em São Marcos e a seguinte em Nova Roma do Sul.

Dois temas serão analisados: a participação do deputado Vinicius Ribeiro para avaliar a possibilidade de novos municípios, além dos 13 já listados, poderem integrar-se à Região Metropolitana, pauta proposta pela presidente de Nova Roma do Sul. E a demanda majoritária por uma audiência pública sobre os problemas de segurança pública que assustam os municípios da região.

Participaram da reunião em Coronel Pilar, além dos vereadores citados, presidentes das Câmaras de Monte Belo do Sul, Nilson Cavaleri; de Nova Roma do Sul, Marina Panazzolo e de Santa Teresa,  Ivaldo Pissetti. 

 

21/03/2017 - 18:08
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Paulo Cancian - MTE 3.507

Ir para o topo