Voltar para a tela anterior.

Vereadoras caxienses evocam papel da mulher na sociedade

Sessão foi marcada por homenagens ao Dia Internacional da Mulher


A Sessão Ordinária da Câmara Municipal desta quarta-feira (8) abriu espaço para festejar a presença feminina no Legislativo. O público que lotou o plenário, dominado por representantes de movimentos femininos e crianças, foi recebido com música ao vivo, executada por Samuel Sodré. As vereadoras Paula Ioris/PSDB, Gladis Frizzo/PMDB e Denise Pessoa/PT usaram o Grande Expediente para abordar, individualmente, diferentes visões sobre o papel da mulher na sociedade. Todas convergiram em suas falas para a necessidade de ampliação da presença e a ocupação de espaços de decisão política para as mulheres como estratégia para mudar pelas leis a cultura da violência vigente no País.

A Vereadora Paula Ioris discorreu sobre a necessidade de construção de uma sociedade mais justa e responsável, que respeite as mulheres e compreenda as grandes mudanças comportamentais na linha do tempo. Recorreu de forma didática sobre essa nova sociedade usando recursos audiovisuais para abordar o tema “O Caminho Construtivo do Ser”. Na fala Paula Ioris apontou os contrastes do comportamento da sociedade em relação ao homem e a mulher em tempos passados, e a evolução registrada na sociedade nesta Nova Era reformulou os papéis. Todo o ser humano tem características masculinas e femininas, independente da aparência física. Na medida em que o ser humano consiga se entender dentro desse novo conceito. Ao encerrar a vereadora ponderou que o grande desafio está no exercício do poder da energia feminina na ocupação dos espaços de decisão para enfrentar a cultura da violência praticada contra a mulher. E felicitou suas colegas vereadoras e a todas as mulheres pelo seu Dia.

A vereadora Gladis Frizzo/PMDB ancorou sua fala num vídeo sobre a origem da data internacional dedicada a Mulher que nasceu de uma tragédia ocorrida em Nova Iorque quando 129 mulheres morreram queimadas dentro de uma fábrica por defenderem direitos básicos como trabalhadoras. Embora muitas vitórias conquistadas, a vereadora entende que ainda há muito a avançar, pois ainda hoje o machismo é uma realidade cotidiana, além da violência. Contou sua experiência como única mulher a exercer o cargo de subprefeito num conjunto de 10 homens. E encontrou um subordinado que se negou a aceitar ordens “de uma mulher”. Tudo isso faz parte de um ambiente cultural que inclui tradição familiar onde o nascimento de uma filha mulher ainda é vista, em alguns setores, como prejuízo à sobrevivência do sobrenome dos descendentes. Saudou as mulheres que se envolvem no movimento comunitário e que buscam participar da política.

A vereadora Denise Pessoa/PT discorreu sobre a coincidência entre o Dia Internacional da Mulher e da Revolução Russa, estabelecendo um paralelo de mudanças sociais através da luta das mulheres. Depois de destacar a distorção promovida pelo capitalismo que deu ao 8 de março um viés comercial, afirmou que hoje, dado o crescimento do feminismo, o dia é marcado por debates e ações muito mais políticas e sociais. Destacou também a gravidade dos feminicídios que vem ocorrendo em Caxias do Sul. Só este ano foram três casos e no entender da vereadora estes crimes deveriam ser investigados pela Delegacia da Mulher e não de Homicídios. Ressaltou a criação de uma Subcomissão “Contra o Fim da Violência contra a mulher”. Além de revelar sua preocupação com a perda de direitos das mulheres na aposentadoria, disse que a câmara de Caxias votará quinta (9) Moção contra a PEC 287 que trata da Reforma da Previdência. Conforme a vereadora Denise Pessoa, a cultura da violência contra a mulher compromete o ambiente familiar, abala os filhos e provoca a evasão escolar. Por isso a importância da mulher participar cada vez mais na política e nos centros de decisão para colocar um olhar feminino na construção das leis.

08/03/2017 - 16:53
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Paulo Cancian - MTE 3.507

Ir para o topo