Voltar para a tela anterior.

Legislativo caxiense terá a Frente Parlamentar para acompanhar a ocupação da antiga Maesa/Fábrica 2

Assinada por oito vereadores, a proposta de criação foi aprovada por unanimidade


O Legislativo caxiense passará a contar com a Frente Parlamentar “A Maesa é nossa”, voltada ao acompanhamento do processo de ocupação da antiga Metalúrgica Abramo Eberle (Maesa/Fábrica 2). O grupo também defenderá a instalação de mercado público. Na sessão ordinária desta terça-feira (07/03), por unanimidade, foi aprovada a criação, prevista no requerimento 26/2017, de autoria de oito vereadores.

O vereador Rafael Bueno/PDT lembrou que, há anos, a Câmara lidera esse debate, em contribuição com o tombamento da área de mais de cinco hectares (52.951,57 metros quadrados), no quarteirão das ruas Plácido de Castro, Dom José Barea, Treze de Maio e Pedro Tomasi, na região central da cidade. Para o vereador Elói Frizzo/PSB, que participou das primeiras discussões, agora, o foco se volta à ocupação da área, pela comunidade. Até o final de 2016, o ex-vereador Jaison Barbosa presidia uma comissão temporária especial pelo tombamento da Maesa.

Conforme o vereador Gustavo Toigo/PDT, além da Guarda Municipal e de um mercado público, o complexo deveria abrigar órgãos vinculados à história, à cultura e ao turismo. O vereador Paulo Perico/PMDB pediu racionalidade nas decisões. Em apoio à iniciativa, manifestaram-se os vereadores Adiló Didomenico/PTB, Arlindo Bandeira/PP e Renato Oliveira/PCdoB.

O prédio da antiga Maesa/Fábrica 2 data de 1948. Com estilo manchesteriano, abrigou a indústria de fundição da família Eberle, que produzia, entre outros itens, facas, espadas, esculturas, artigos de montaria e de ourivesaria. O projeto de construção coube a Sílvio Toigo e o de concreto, a Gabriel Pedro Moacir. Em dezembro de 2014, o governo do Estado transferiu a área para Caxias. Em março de 2016, a administração estadual oficializou o uso público e cultural, quando começou a discussão sobre a ocupação.

Como autores do requerimento 26/2017, assinaram os vereadores Alceu Thomé/PTB, Denise Pessôa/PT, Elói Frizzo/PSB, Gustavo Toigo/PDT, Neri, O Carteiro/SD, Paulo Perico/PMDB, Rafael Bueno/PDT, Renato Oliveira/PCdoB, Ricardo Daneluz/PDT e Velocino Uez/PDT.

 

REQUERIMENTO 26/2017 (votação):

ADILÓ DIDOMENICO PTB Sim

ALBERTO MENEGUZZI PSB Sim

ALCEU THOMÉ PTB Sim

ARLINDO BANDEIRA PP Sim

CLAIR DE LIMA GIRARDI PSD Sim

DENISE DA SILVA PESSÔA PT Sim

EDI CARLOS PEREIRA DE SOUZA PSB Sim

EDIO ELÓI FRIZZO PSB Sim

EDSON DA ROSA PMDB Sim

ELISANDRO FIUZA PRB Sim

FELIPE GREMELMAIER PMDB Presente

FLÁVIO GUIDO CASSINA PTB Sim

FRANCISCO ANTÔNIO GUERRA PRB Sim

GLADIS FRIZZO PMDB Sim

GUSTAVO LUIS TOIGO PDT Sim

NERI ANDRADE PEREIRA JUNIOR SD Sim

PAULA IORIS PSDB Sim

PAULO FERNANDO PERICO PMDB Sim

RAFAEL BUENO PDT Sim

RENATO JOSÉ FERREIRA DE OLIVEIRA PCdoB Sim

RICARDO DANELUZ PDT Sim

RODRIGO MOREIRA BELTRÃO PT Sim

VELOCINO JOÃO UEZ PDT Sim

07/03/2017 - 12:07
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Fábio Rausch - MTE 13.707

Ir para o topo