Voltar para a tela anterior.

Comissão contra a Violência da Câmara faz coro pela renovação do convênio do policiamento comunitário

Uma reunião do Legislativo reiterou pela ampliação do termo, que vence no próximo dia 16 de março


O coro pela renovação do convênio do policiamento comunitário, em Caxias do Sul, ganhou ênfase em reunião do Legislativo caxiense, realizada na tarde desta segunda-feira (06/03), na sala das comissões da Casa. Presidente da Comissão Temporária Especial para o Enfrentamento da Violência, a vereadora Paula Ioris/PSDB definiu que o grupo buscará auxiliar na mediação pela ampliação do termo, que vence no próximo dia 16 de março. A parlamentar comunicou que, às 8h30min da próxima quinta-feira, a comissão irá a Novo Hamburgo conhecer a proposta de cercamento eletrônico.

O comandante do 12º Batalhão de Polícia Militar, major Jorge Emerson Ribas, garantiu que a renovação está em vias de sair, envolvendo a corporação, a Prefeitura Municipal e o governo do Estado. Mesmo assim, informou que o prazo suplementar seria de seis meses. “No momento, a administração estadual começou uma revisão do projeto do policiamento comunitário. Faltam reposições de viaturas e de efetivo”, observou.

De acordo com Ribas, existem 24 núcleos ativos do projeto, nos perímetros urbano e rural da cidade. Afirmou que os policiais têm procurado fazer a ronda, de modo a manter o patrulhamento geral. Defendeu que o conceito da iniciativa fosse internalizado como filosofia de trabalho da Polícia Militar.

A diretora-executiva Cássia Lopes Costa, no planejamento operacional da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Proteção Social, apontou para a integração dos órgãos do setor. Destacou que, entre as principais medidas do município, está maior presença da Guarda Municipal nas ruas. O presidente da União das Associações de Bairros (UAB), Flávio Fernandes, também apoiou o policiamento comunitário.

Em seguida, o vereador Adiló Didomenico/PTB ponderou, novamente, que a Prefeitura deveria custear o rastreamento por GPS das viaturas do projeto. O vereador Gustavo Toigo/PDT voltou a solicitar que a Brigada fizesse parceria com a União, a fim de aproveitar egressos do serviço militar. Em apoio ao modelo comunitário, ainda se manifestaram os vereadores Alberto Meneguzzi/PSB, Neri, O Carteiro/SD, Paulo Perico/PMDB e Velocino Uez/PDT.

Além da vereadora-presidente Paula Ioris/PSDB, integram a Comissão Temporária Especial para o Enfrentamento da Violência os vereadores Adiló Didomenico/PTB, Alberto Meneguzzi/PSB, Gustavo Toigo/PDT, Neri, O Carteiro/SD e Paulo Perico/PMDB.

06/03/2017 - 18:48
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Fábio Rausch - MTE 13.707

Ir para o topo