Voltar para a tela anterior.

Impasse entre Executivo e Visate é tratado por líderes de bancadas

Tema dominou manifestações de parlamentares no Grande Expediente desta quinta-feira (23/02)


O papel do Poder Público na realização de grandes eventos e o impasse envolvendo a Prefeitura de Caxias do Sul e a Viação Santa Tereza (Visate) foram os temas pautados pelos líderes de bancadas partidárias, na sessão ordinária desta quinta-feira (23/02).

Mencionando sua participação na abertura da 8ª Mostra Flores, 3ª Fecouva e 13ª Festa do Moranguinho de Otávio Rocha, no interior de Flores da Cunha, Velocino Uez/PDT destacou que a realização desses eventos se dá graças ao apoio da Prefeitura e que, com diálogo e planejamento, é possível fazer uma grande Festa Nacional da Uva em 2018.

Sobre o assunto, Ricardo Daneluz/PDT ponderou que os cortes em eventos que ocorreriam no município fez com que pessoas que visitariam Caxias do Sul fossem a outras cidades, movendo a economia desses locais. Kiko Girardi/PSD pautou a escolha da rainha e das princesas da Festa da Uva 2018 que, para ele, será afetada pela crise que atravessa o país, já que garotas interessadas em concorrer aos títulos de soberanas possivelmente terão dificuldades para conseguir patrocínios.  

Paulo Périco/PMDB utilizou seu espaço na tribuna para fazer um “voto de pesar pela falta de diálogo do Executivo”. O parlamentar criticou os entraves envolvendo o Executivo e as farmácias do Instituto de Previdência e Assistência Municipal (IPAM), a Viação Santa Tereza (Visate), os profissionais de Educação Física que atuam na Secretaria Municipal do Esporte e Lazer (SMEL) e o próprio Poder Legislativo.

Périco mencionou os números apresentados pela Visate em reunião extraordinária da Comissão de Desenvolvimento Urbano, Transporte e Habitação (CDUTH), na noite de quarta-feira (22/02) e reiterou a importância do diálogo para que a situação seja resolvida.

Em aparte, Gladis Frizzo/PMDB pontuou que em meio a esta situação quem sofre são os usuários, sugeriu que o prefeito Daniel Guerra/PRB faça uma reunião sobre o assunto com a Câmara Municipal e cobrou melhorias na atuação da Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM).

Paula Ioris/PSDB destacou que as responsabilidades da Prefeitura diante do impasse com a Visate e com os médicos do Sistema Único de Saúde (SUS) são de conhecimento de todos e que tanto o Poder Público quanto a iniciativa privada devem fazer parte das discussões de aumento de salário das categorias. A parlamentar cobrou que a imprensa aborde melhor os assuntos e amplie o debate a fim de que a população tenha conhecimento das ações tomadas pela Prefeitura.

Em aparte, Edson da Rosa/PMDB defendeu uma reunião para que os técnicos da SMTTM mostrem os seus números, enquanto Elói Frizzo/PSB elogiou o diálogo entre as concessionárias do transporte coletivo de Porto Alegre com o prefeito Nelson Marchezan Jr./PSDB. Frizzo também elogiou a criação de uma plataforma online, criada pela Prefeitura da Capital, onde a população pode conferir todos os dados utilizados para o cálculo da tarifa de ônibus e sugeriu que a ação seja feita em Caxias. 

23/02/2017 - 13:08
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Clever Moreira - 8697
Redator(a): Matheus Teodoro

Ir para o topo