Voltar para a tela anterior.

Câmara Municipal homenageia UCS pelos 50 anos

Plenário ficou lotado na celebração da trajetória da instituição


Os 50 anos da Universidade de Caxias do Sul (UCS) foram celebrados em sessão solene na noite desta terça-feira (14/02) na Câmara Municipal. Promovida pelo Legislativo, a homenagem lotou o plenário com a presença da comunidade acadêmica, de parlamentares e de outros representantes da comunidade.

Das mãos do presidente da Câmara, Felipe Gremelmaier/PMDB, o reitor da UCS, Evaldo Kuiava, e o presidente do Conselho Diretor da Fundação Universidade de Caxias do Sul, Ambrósio Luis Bonalume,  receberam uma placa na qual consta:

“A visionária criação da primeira universidade de caráter regional e comunitário da Serra Gaúcha merece ser reconhecida por compartilhar o conhecimento em favor da nossa sociedade. Parabéns a todos que ajudaram a tornar esta instituição referência internacional”.

Por meio do presidente Ivonei Miguel Pioner, a Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) também homenageou a UCS com uma placa.

De autoria coletiva, o requerimento da sessão solene foi encaminhado em 2016 pelo então vereador Zoraido Silva/PTB e teve aprovação unânime. Na justificativa, destacou-se a referência em educação da UCS, com inovação no ensino, formação de mais de 100 mil pessoas e qualificação de 30 mil educandos.

Em representação a Zoraido, o vereador Flávio Cassina/PTB falou da trajetória da UCS. Citou ex-reitores, professores, lembrou que nela se formou em Direito, em 1973, e que grandes políticos passaram por suas classes.

“A cidade tem muito a comemorar e agradecer. O crescimento dessa instituição está intimamente ligado ao crescimento da região”, destacou Cassina.

Também da tribuna, o reitor Evaldo Kuiava agradeceu a Câmara Municipal e ressaltou o compromisso da UCS:

“Compete à Universidade ser guardiã de todos os saberes. Temos a convicção de que o futuro se constrói com o conhecimento integrado de todas as áreas. Viver uma universidade será sempre um encontro de perguntas e respostas para as grandes e múltiplas questões da vida.” 

O prefeito Daniel Guerra/PRB também lembrou que se formou em Direito na UCS. Salientou a participação do Poder Executivo como integrante do Conselho Diretor da Fundação Universidade de Caxias do Sul, mantenedora da instituição. Em seu discurso, Guerra declarou:

“No que depender de nossa gestão, do novo projeto de cidade que estamos implementando, seguiremos sendo parceiros da UCS na proposta de ajudar a cidade a ser ainda mais humana e a progredir”.

 

 

14/02/2017 - 20:10
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Paulo Cancian - MTE 3.507
Redator(a): Clever Moreira - 8697

Ir para o topo