Voltar para a tela anterior.

Paula Ioris sugere flexibilidade na questão dos médicos

Parlamentar tratou do tema na sessão ordinária desta quarta


 

 

Por entender que a saúde pública em Caxias do Sul merece atenção e intervenção urgente, na sessão ordinária desta quarta-feira (08/02), a vereadora Paula Ioris/PSDB levantou o tema da obrigatoriedade de marcação do ponto e cumprimento do horário da categoria dos médicos do município, mas com um enfoque diferente do que vem sendo tratado pela opinião pública e imprensa da cidade.

A intenção da tucana, que atuou 13 anos na gestão hospitalar, é ampliar a visão sobre o tema. “É um dado de realidade que faltam médicos não somente na nossa cidade, mas em todo o país, principalmente em algumas especialidades. Já existe uma demanda reprimida bastante preocupante e não podemos aumentá-la sob pena de priorizar a doença ao invés da saúde”, comentou.

 Na condição de integrante da Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Câmara, a parlamentar teve acesso à lista de espera por consultas na cidade. Segundo o levantamento da Secretaria Municipal de Saúde, até dezembro de 2016, lideram as procuras pelas especialidades de Dermatologia, com 3.023 pacientes aguardando atendimento; Cardiologia, 2.002; Neurologia, 1.178; Psiquiatria, 1.122; além da demanda por Psicoterapia, 1.787 (adultos) e 2.320 (crianças), entre outros.

Paula explicou que na iniciativa privada a raridade dos profissionais, não apenas médicos, regula os salários. Segundo a tucana, ao lembrar da “lei” de oferta e demanda, os profissionais precisam receber um olhar especial pela necessidade da população.

“Há mais de dez anos o assunto se arrasta na cidade. Se quisermos resolver o assunto médico querendo resolver o de todas as categorias, não vamos resolver. Já temos hoje uma longa espera por atendimento. Se não tivermos uma flexibilização na negociação e um olhar diferenciado para essa categoria, o problema vai aumentar”, sentenciou.

08/02/2017 - 18:03
Gabinete da Vereadora Paula Ioris
As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo