Voltar para a tela anterior.

Meneguzzi sugere assinatura imediata de convênio entre prefeitura e Daer

Iniciativa do vereador visa a roçada do canteiro central e da vegetação das pistas laterais da ERS-122 no perímetro entre Caxias do Sul e Farroupilha


“Não consigo entender qual a dificuldade do Daer em fazer uma manutenção corriqueira para manter os canteiros sem mato”, salienta o vereador Alberto Meneguzzi/PSB, sobre o descaso do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem do Rio Grande do Sul (Daer/RS), com a vegetação dos canteiros centrais, retornos e pistas adjacentes da ERS-122. Preocupado com a segurança de motoristas e pedestres, além da via ser uma das entradas de Caxias do Sul, o parlamentar protocolou, nesta sexta-feira (03/02), sugestão de que o Executivo caxiense assine, de forma imediata, um convênio com o Departamento estadual.

A proposição do vereador é de que a Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul (Codeca) faça a roçada e a manutenção vegetal dos canteiros, retornos e passeios públicos adjacentes à ERS-122, no perímetro entre Caxias do Sul e Farroupilha. “Já que o Daer é ineficiente, a prefeitura deve assumir esse papel, até porque é muito feio entrar numa cidade com um matagal desses”, reitera. A questão principal, no entanto, não é estética, mas a segurança.

Em uma rápida passagem pela rodovia, na quinta-feira (02/02), a equipe do parlamentar percebeu que a vegetação cobre placas de sinalização, locais destinados à passagem de pedestres, dificulta retornos e conversões, além de invadir paradas de ônibus. “Ali próximo ao MartCenter, o local é campeão em acidentes de trânsito. A parada de ônibus no sentido Caxias-Farroupilha está tomada de mato. Que segurança damos à comunidade?”, frisa.

A assessoria do vereador fez contato com a Superintendência do Daer, em Bento Gonçalves, que informou que ainda em fevereiro deve ocorrer uma roçada. A empresa licitada, no entanto, está contratando mão-de-obra. “Agora em fevereiro, eles podem até roçar, mas vai passar mais uns 120 dias até a próxima limpeza. E o mato não espera quatro meses para crescer”, alerta Meneguzzi.

“Ouvi do prefeito Guerra que se está pensando num possível convênio. E passando pelo trecho, pudemos perceber que a situação é complicada, por isso sugerimos a criação desse convênio de forma imediata e constante. Temos que dar segurança seja para os motoristas, seja para os pedestres. É triste ter de pedir o óbvio e bater sempre na mesma tecla”, aponta o vereador.

No documento, o vereador fala do status de Caxias do Sul de ser a quinta cidade mais limpa do Brasil e pede soluções. “Caxias é a quinta cidade mais limpa do Brasil, mas um matagal desse tipo na entrada da cidade desmoraliza. Proponho, portanto, que esse convênio não seja passageiro, mas permanente, pois o que vemos é um "joga pra lá" e "joga pra cá"... enquanto isso, o mato cresce e ameaça a vida e a segurança de muitas pessoas”, exprime a indicação.

03/02/2017 - 12:20
Gabinete do Vereador Alberto Meneguzzi/PSB
Câmara Municipal de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo