Voltar para a tela anterior.

Vereadores pedem a valorização da produção qualitativa parlamentar

Possível fechamento da Farmácia do IPAM e a Previdência Social também tiveram atenção


Maior valorização da produção qualitativa parlamentar ganhou ênfase em pronunciamento de declarações de lideranças de bancadas partidárias da Câmara. Na sessão ordinária desta quinta-feira (02/02), a vereadora Paula Ioris/PSDB disse acreditar que a avaliação de mandato não pode se reduzir a números de projetos e indicações, mas, também, considerando o trabalho nas comissões permanentes, por exemplo. “Temos cerca de nove mil normas, com processo de consolidação retomado”, destacou.

Na mesma linha, o vereador Elói Frizzo/PSB considerou que o maior desafio parlamentar passa por melhorar a significativa quantidade de leis existentes. “Fiscalizar os atos do Executivo e a aplicação de recursos públicos é a principal tarefa”, garantiu o socialista. Para ele, alvos de maior atenção deveriam ser o Plano Diretor Municipal, a Lei do Parcelamento do Solo, o Código Tributário.

Conforme o vereador Edson da Rosa/PMDB, o conceito do que faz um parlamentar precisa começar no período de campanha eleitoral. “Um candidato ao Legislativo não pode prometer ações exclusivas do poder Executivo”, ponderou.

Em seguida, o debate incluiu as dúvidas relacionadas a prováveis alterações nas regras da Previdência Social. A vereadora Paula elogiou recente iniciativa da Escola do Legislativo, dirigida pelo vereador Edson, voltada ao tema. Ela anunciou que, na Câmara, às 14h do próximo dia 3 de março, deverá ser realizada uma audiência pública conjunta com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), sob a coordenação da Comissão de Constituição, Justiça e Legislação, presidida pelo vereador Flavio Cassina/PTB. O vereador Ricardo Daneluz/PDT compartilhou das preocupações previdenciárias. O vereador Paulo Perico/PMDB aproveitou para sustentar posição contrária à ideia de possível fechamento das unidades da Farmácia do IPAM/Caxias do Sul.

O vereador Adiló Didomenico/PTB comunicou ter feito indicação ao Executivo Municipal, para dar continuidade ao projeto da Usina de Biodiesel, da Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul, a Codeca. Explicou que a usina tem o óleo de cozinha como matéria-prima, com o intuito de transformá-lo em biodiesel. Salientou que, o investimento seria na ordem de R$ 650 mil, com prazo de retorno previsto em dois anos e cinco meses. Para o vereador Cassina, a proposta poderá ser lucrativa à cidade. O vereador Alceu Thomé/PTB saudou a limpeza do município.

02/02/2017 - 11:38
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Fábio Rausch - MTE 13.707

Ir para o topo