Voltar para a tela anterior.

Medalha Agricultor prestigia o trabalho e a história de Zanette e Dal Corno

Agricultores foram homenageados pelos serviços prestados à agricultura


Na noite desta terça (20), em sessão solene, na Câmara, os agricultores Daniel Zanette e Francisco Dal Corno foram condecorados com a Medalha Agricultor Destaque do Ano 2010. Representando o Legislativo, o vereador Marcos Daneluz/PT salientou que os homenageados venceram na vida, devido aos valores que caracterizam as pessoas do interior. Hoje, a Câmara homenageia, também, centenas de famílias do meio rural caxiense, que são motivo de orgulho. Pela dedicação e investimentos em produção agrícola qualificada, representam a realidade vitoriosa do interior, destacou. Pelo Poder Executivo, o secretário municipal da Agricultura, Nestor Pistorello, parabenizou os homenageados pela dedicação à agricultura. São exemplos de agricultores caxienses, classe que, formada, sobretudo, pelos imigrantes italianos, construiu a cidade. É preciso reconhecer esse papel, disse.

Após receber a medalha, Daniel Zanette, de 48 anos de idade, emocionado, lembrou das dificuldades ao longo da vida, como a perda da esposa, em 2000, por conta de acidente. Com descendência de imigrantes italianos, da província de Treviso, e natural de São Gotardo, distrito de Caxias do Sul, aos 15 anos de idade, Zanette já plantava hortaliças em pequena escala, na propriedade de seus pais. Com a ajuda de vizinhos, comercializava no Ceasa, em Porto Alegre. É um dos pioneiros no cultivo do caqui, na região. Nunca deixei de dedicar espaços de minhas propriedades para cultivar esse fruto, recordou.

Na sequência, Francisco Dal Corno recebeu a medalha. Ele atribuiu o reconhecimento a uma relação de amor com a terra. Aprendi que somente temos qualidade de vida quando buscamos nosso crescimento pessoal, junto aos valores familiares e à harmonia com a natureza. Essa homenagem deve ser estendida a todos os agricultores, salientou. Aos 77 anos de idade, Dal Corno é neto de imigrantes italianos, oriundos da região de Milão, e morador da comunidade de São João da Quarta Légua, na linha Mirambel. Entre outros fatores, destaca-se pelo emprego de mão de obra familiar, na atividade agricultura.

Os nomes, indicados pela Mesa Diretora da Casa, foram aprovados na sessão de 13 de julho passado.

20/07/2010 - 21:05
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo