Voltar para a tela anterior.

Debatida a criação do Dia do Rugby no município caxiense

Proposta pelo vereador Felipe Gremelmaier, a data é o 18 de julho de cada ano


O projeto de lei 70/2016, para instituir o Dia do Rugby no Município de Caxias do Sul, foi discutido na sessão ordinária desta terça-feira (13/12). De autoria do vereador Felipe Gremelmaier/PMDB, a matéria prevê o 18 de julho de cada ano. A data é conhecida como o Mandala Day. O texto deverá retornar à pauta, para segunda discussão e votação.

Na proposta, o autor contou que a comemoração internacional remete ao trabalho ex-presidente da África do Sul Nelson Mandela, que utilizou o rugby para unir a nação, então dividida pelo chamado apartheid. Este consistia em um regime de segregação racial que vigorou naquele país, de 1948 a 1994, a partir de supremacia branca sobre a negra. “Mandela demonstrou o poder do esporte, para alterar o cenário sul-africano e o espírito desigual de seu provo”, lembrou Felipe.

A matéria refere o rugby como o esporte que mais cresceu no Brasil, nos últimos dez anos. Estima em torno de 85 mil praticantes por todo o território nacional. Refere que ele chegou em solo brasileiro, na mesma época do futebol, com a primeira equipe formada em 1891, no Rio de Janeiro. Cita a marca de 2015, de mais de 250 agremiações e dez mil jogadores cadastrados, com 40 mil participantes estimados.

O projeto salienta que o Rio Grande do Sul já reuniria o maior número de clubes, no Brasil. Menciona que Caxias conta com o Serra Rugby e com o Caxias Rugby. Observa, ainda, o ato pioneiro de William Web Ellis, tido como o primeiro homem a correr com uma bola nas mãos.

13/12/2016 - 19:39
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Fábio Rausch - MTE 13.707

Ir para o topo