Voltar para a tela anterior.

Adelino Teles se despede do Legislativo caxiense ao término do mandato parlamentar

Com 1.077 votos nas últimas eleições, o vereador não se reelegeu para a próxima Legislatura


O tom de despedida marcou o pronunciamento do vereador Adelino Teles/PMDB, na sessão ordinária desta terça-feira (13/12). Com 1.077 votos nas últimas eleições, o parlamentar não se reelegeu para a próxima Legislatura (2017-2020). No balanço, ele incluiu o período de 38 anos, como funcionário público, e cargos de gestão, na Prefeitura Municipal de Caxias do Sul.

De acordo com o peemedebista, ele fechará 21 meses como vereador da Câmara, depois de ter substituído o vereador licenciado Mauro Pereira/PMDB, quando este assumiu como deputado federal. Informou ter contabilizado mais de 70 ações, entre projetos de lei, moções, requerimentos, projetos de lei complementar, resoluções, indicações e outros serviços.

Adelino destacou a chamada Lei dos Fios, já em vigor e idealizada por ele. A legislação responsabiliza empresas concessionárias de energia elétrica, de telecomunicações e TV a cabo usuárias de postes, em via pública. “Elas devem substituir ou reparar, em prazo de 48 horas, fiação danificada. Em caso de descumprimento, há multa da Prefeitura”, explicou.

O vereador lembrou que, de 2008 a 2012, atuou como secretário do Meio Ambiente, na segunda administração do ex-prefeito caxiense José Ivo Sartori (hoje, governador do Estado). Citou algumas das realizações do período: criação dos parques da Lagoa Desvio Rizzo e o Municipal Mato Sartori, conquista do licenciamento à barragem do Marrecas, execução e inauguração do aterro sanitário Rincão das Flores no distrito de Vila Seca.

O peemedebista também salientou a promoção da Semana do Meio Ambiente, a implantação de mais de 30 praças nos bairros. Referiu que, de 2013 a 2014, ainda foi diretor de Iluminação da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos, no atual governo do prefeito Alceu Barbosa Velho. Entre outras medidas, mencionou a instalação de luminárias de alto rendimento em 350 ruas, o atendimento a mais de 36 mil solicitações do Alô Caxias, mil novos pontos de luminárias, dez mil metros de novas redes de iluminação.

13/12/2016 - 18:52
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Fábio Rausch - MTE 13.707

Ir para o topo