Voltar para a tela anterior.

Parlamento caxiense fará uma sessão solene pelos 85 anos da Igreja Assembleia de Deus em Caxias do Sul

Requerimento subscrito por oito vereadores foi aprovado por unanimidade na plenária desta quinta-feira (1º/12)


A Câmara Municipal de Caxias do Sul promoverá uma sessão solene pelos 85 anos da Igreja Assembleia de Deus em Caxias do Sul, no dia 7 de dezembro de 2016, às 19h30min, no plenário (Rua Alfredo Chaves, 1323, bairro Exposição). O requerimento 61/2016, que solicitou a homenagem, foi subscrito por oito parlamentares e recebeu a aprovação unânime durante a sessão ordinária desta quinta-feira (1º/12). Assinam como autores do documento: Ana Corso/PT, Denise Pessôa/PT, Edio Elói Frizzo/PSB, Edson da Rosa/PMDB, Felipe Gremelmaier/PMDB, Rodrigo Beltrão/PT, Jó Arse/PDT e Neri, O Carteiro/SD.

Na solicitação, consta um histórico do templo na cidade. Segundo o texto, na data de 20 de outubro de 1931, na Avenida Rio Branco, 856, com a presença do missionário sueco Gustavo Nordlund, foi oficialmente fundada a Igreja Evangélica Assembleia de Deus de Caxias do Sul, sendo empossado o pastor Rosolimbo José Arlembaldo Cóssio para assumir o trabalho de evangelização pentecostal. Nos 12 anos de fundação da igreja, era expressivo o número de membros, o que desencadeou a mudança de endereço do templo para a Avenida Júlio de Castilhos, 698, além de diversos pontos de pregação do evangelho nos bairros da cidade.

Em 3 de fevereiro de 1955, o pastor Acácio Soares Martins assumiu a presidência da igreja e ficou até outubro de 1961, desenvolvendo um profícuo trabalho. Em 13 de outubro de 1961, o pastor Noé Camargo de Oliveira é empossado, dando inicio à construção da sede situada na Rua Pinheiro Machado, 3169.

Em 4 de fevereiro de 1966, com a presença da diretoria da Convenção dos Pastores do Estado do Rio Grande do Sul, assumiu como pastor presidente da Igreja de Caxias do Sul Ruben Johannes Lundgren, o pastor João in memoriam, assim conhecido pela igreja e pela comunidade. Com sua chegada, uma nova fase foi implantada no trabalho da igreja, com um destaque à formação de novos obreiros, ao ensino da Palavra de Deus através da Escola Bíblica Dominical, ao incentivo à prática da música sacra na criação de orquestras e corais, à construção de novos templos nos bairros da cidade, à organização do trabalho social constituindo o Centro Filantrópico de Assistência Social Charles Leonard Simon Lundgren e implantando cursos de cunho teológico e formativo.  

Já desgastado fisicamente, em 2012, o pastor João transferiu a presidência da igreja para o pastor Daniel Regis Cavalcanti, que ampliou os trabalhos evangelísticos na cidade, organizando-os em distritos, descentralizando a administração da igreja e promovendo diversas ações sociais e culturais. Através do Centro Filantrópico de Assistência Social Charles Leonard Simon Lundgren, são realizadas, em média, 25 ações sociais comunitárias anuais e atendidas, mensalmente, cerca de 175 famílias com cestas básicas, auxílios diversos e assistência social. Em convênio com a prefeitura, são administradas nove escolas de Educação Infantil.

A igreja também participa anualmente do Desfile Cívico de 7 de setembro, através da Escola Bíblica Dominical Estrela da Manhã, com grupo representativo de membros ativos no trabalho evangelístico liderado pelo pastor Daniel Regis Cavalcanti e sua esposa Raquel Angelina Lundgren Cavalcanti. “É notória a contribuição da Igreja Assembleia de Deus na construção de uma sociedade mais justa, ética e socialmente ativa, fundamentada nos princípios bíblicos, primando pela evangelização e divulgação da Palavra de Deus como meio de transformação positiva de vidas”, escrevem os autores do requerimento, valorizando os motivos da homenagem.

 

DELIBERAÇÃO SOBRE O REQUERIMENTO 61/2016

Vereador - Partido - Voto

ADELINO TELES PMDB Sim

ADILÓ DIDOMENICO PTB Sim

ANA MARIA CORSO PT Sim

ARLINDO BANDEIRA PP Sim

DANIEL ANTONIO GUERRA PRB Sim

DENISE DA SILVA PESSÔA PT Sim

EDI CARLOS PEREIRA DE SOUZA PSB Presente

EDIO ELÓI FRIZZO PSB Sim

EDSON DA ROSA PMDB Sim

FELIPE GREMELMAIER PMDB Sim

FLÁVIO GUIDO CASSINA PTB Sim

GUILHERME GUILA SEBBEN PP Sim

GUSTAVO LUIS TOIGO PDT Sim

JAISON BARBOSA PDT Ausente

JOÃO CARLOS VIRGILI COSTA PDT Sim

JÓ ARSE PDT Sim

NERI ANDRADE PEREIRA JUNIOR SD Sim

PEDRO JUSTINO INCERTI PDT Sim

RAFAEL BUENO PDT Sim

RENATO DE OLIVEIRA NUNES PR Sim

RENATO JOSÉ FERREIRA DE OLIVEIRA PCdoB Sim

RODRIGO MOREIRA BELTRÃO PT Sim

ZORAIDO DA SILVA PTB Sim

01/12/2016 - 22:00
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo