Voltar para a tela anterior.

Adiada por dez dias a votação de critérios de delimitação de bairros em Caxias do Sul

A solicitação do vereador Rodrigo Beltrão incidiu na proposta do vereador Jaison Barbosa


Ficaram adiadas por dez dias a segunda discussão e a votação do projeto de lei 21/2013, do vereador Jaison Barbosa/PDT, para definir critérios de delimitação e denominação de bairros, em Caxias do Sul. Isso porque, na sessão ordinária desta terça-feira (29/11), por unanimidade, foi aprovado o pedido de adiamento do vereador Rodrigo Beltrão/PT. O petista afirmou que pretende aprofundar a análise do assunto. Hoje, oficialmente, a cidade conta com 65 bairros.

De acordo com Jaison, do ponto de vista prático, reconhecer determinado território como bairro pode significar que serviços devam ser oferecidos no local, como unidade básica de saúde (UBS), escola, entre outros. Contou que, pela redação inicial, idealizada por ele, há seis critérios para se definir um bairro: população residente entre três mil e 15 mil pessoas; habitações de 600 a três mil; escola de Ensino Fundamental; centro comunitário; UBS; área de lazer.

Apresentado pela Comissão de Desenvolvimento Urbano no final de 2013, quando era presidida pelo hoje vereador licenciado Mauro Pereira/PMDB, um substitutivo à proposta inicial refere que a caracterização de um bairro, entre outros fatores, passaria pela existência mínima de quatro loteamentos regularizados, além de equipamentos públicos para atenderem a necessidades básicas de educação, lazer e saúde. Ou seja, sem especificar UBS, tipo de escola, por exemplo.

Também em 2013, Jaison já havia proposto duas emendas ao substitutivo ao seu projeto. O pedetista afirmou reconhecer os méritos do texto que substitui a sua proposta. Mesmo assim, pela modificativa, ele tenta alterar o inciso I do artigo 2º do substitutivo, fazendo com que os critérios voltem a ser aqueles números de moradores e de unidades habitacionais, no lugar de quantidade de loteamentos. Por meio da emenda aditiva, o pedetista reinsere o item de que os bairros localizados em bacias de captação serão regidos por lei específica.

 

PEDIDO DE ADIAMENTO POR 10 DIAS - PL 21/2013 (votação):

ADELINO TELES PMDB Não Votou

ADILÓ DIDOMENICO PTB Sim

ANA MARIA CORSO PT Sim

ARLINDO BANDEIRA PP Não Votou

DANIEL ANTONIO GUERRA PRB Sim

DENISE DA SILVA PESSÔA PT Sim

EDI CARLOS PEREIRA DE SOUZA PSB Presente

EDIO ELÓI FRIZZO PSB Sim

EDSON DA ROSA PMDB Sim

FELIPE GREMELMAIER PMDB Sim

FLÁVIO GUIDO CASSINA PTB Sim

GUILHERME GUILA SEBBEN PP Não Votou

GUSTAVO LUIS TOIGO PDT Sim

JAISON BARBOSA PDT Sim

JOÃO CARLOS VIRGILI COSTA PDT Sim

JÓ ARSE PDT Sim

NERI ANDRADE PEREIRA JUNIOR SD Sim

PEDRO JUSTINO INCERTI PDT Sim

RAFAEL BUENO PDT Sim

RENATO DE OLIVEIRA NUNES PR Sim

RENATO JOSÉ FERREIRA DE OLIVEIRA PCdoB Sim

RODRIGO MOREIRA BELTRÃO PT Sim

ZORAIDO DA SILVA PTB Sim

29/11/2016 - 21:38
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Fábio Rausch - MTE 13.707

Ir para o topo