Voltar para a tela anterior.

Barbeiro Orestes de Andrade é agraciado com o Prêmio Caxias do Sul

A proposta de homenagem partiu do vereador Edio Elói Frizzo/PSB


A simplicidade, a dedicação e o trabalho do barbeiro Orestes de Andrade, 78 anos, mobilizaram a Câmara a homenageá-lo com o Prêmio Caxias do Sul, durante a plenária desta quinta-feira (24/11). A cerimônia foi conduzida pelo presidente da Casa, parlamentar Edi Carlos Pereira de Souza, e a proposta de homenagem partiu do vereador Edio Elói Frizzo/PSB.

Na sessão de hoje (24/11), Frizzo fez o pronunciamento em nome do Legislativo e relatou um pouco da trajetória de Orestes. Nascido em 5 de março de 1938, no município de Indaial/SC, aos 19 anos, Orestes mudou-se para Caxias do Sul, para exercer o ofício de barbeiro, profissão que escolheu ainda quando morava na cidade catarinense.

Filho do agricultor Carlos de Andrade e da professora Maria Soares de Andrade, em Caxias, Orestes passou a trabalhar no Salão Tomazoni e, depois, no Salão Mosan, espaço em que permaneceu como sócio até 1968. Desde então, mudou-se para o tradicional Salão Senador, na área central de Caxias, onde mantém uma clientela cativa. Frizzo contou que conheceu Orestes há anos, desde quando começou a exercer a advocacia.

“Orestes é uma pessoa muito simples, carismática e profissional. Também tem ideia formada sobre quase tudo. Efetivamente, é uma lenda em Caxias. Sinto-me honrado de outorgar esta homenagem ao senhor”, disse Frizzo.

Orestes agradeceu intensamente à Câmara de Vereadores pela distinção e à família por apoiá-lo. Lembrou que, por seu salão, passaram e passam personalidades, empresários e políticos conhecidos e também pessoas anônimas. “Todas são importantes para nós”, enfatizou.  Conforme o homenageado, na função de barbeiro, acaba sendo um pouco conselheiro e psicólogo dos clientes. Nessa atividade profissional, ele pôde ainda acompanhar o desenvolvimento da cidade.

Representando o prefeito Alceu Barbosa Velho/PDT, a secretária municipal de Turismo, Adriana de Lucena Francisco (Drica), parabenizou Orestes e ressaltou que Caxias do Sul é referência em prestação de serviços. “Somos uma cidade empreendedora porque temos pessoas que fazem o trabalho acontecer”, afirmou.

Sobre o prêmio:
- O Prêmio Caxias do Sul foi instituído pelo decreto legislativo 186/A, de 8 de setembro de 2006, a partir da iniciativa dos ex-vereadores Francisco de Assis Spiandorello e Getulio Demori.
- Cada parlamentar da Casa pode fazer uma indicação por ano, acompanhada de justificativa, para outorga do prêmio. É vedada a indicação de nomes já contemplados com a distinção.
- Essa distinção é outorgada a pessoas ou entidades, locais ou de outros municípios, que se destaquem em serviços prestados à comunidade de Caxias do Sul nos mais diferentes campos de ação.

24/11/2016 - 18:27
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo