Voltar para a tela anterior.

Câmara Municipal concede o Prêmio Servidor Público Cidadão 2016 a três personalidades

Geder Weber, Maria Ferranti e Marlene Cappelletti foram reconhecidos por trabalhos voluntários


Três funcionários receberam o Prêmio Servidor Público Cidadão 2016, em sessão solene da Câmara Municipal de Caxias do Sul, realizada na noite desta quarta-feira (23/11), no plenário da Casa. Geder Weber, Maria Ferranti e Marlene Cappelletti foram reconhecidos por trabalhos voluntários fora do expediente. Alusiva ao dia da categoria, em 28 de outubro passado, a iniciativa abrange os departamentos da Prefeitura e do Legislativo caxiense. O vereador-presidente Edi Carlos Pereira de Souza conduziu a cerimônia.

Coube ao vereador Elói Frizzo fazer o pronunciamento a partir da tribuna. Ele contou breves detalhes dos homenageados. Geder Weber foi um dos responsáveis pela implantação do posto do CVV, o Centro de Valorização da Vida, em Caxias do Sul, em 2011, órgão que apoia, emocionalmente, na prevenção ao suicídio, mediante ligações telefônicas. Maria Ferranti atua no voluntariado da SOS Vida, que auxilia crianças e adolescentes. Marlene Cappelletti colabora com o Lar da Velhice Novos Horizontes e com a Comunidade Santa Rita.

De acordo com o vereador Frizzo, os agraciados expressam o espírito de humanidade e companheirismo dos servidores públicos para com os próximos. “O trabalho voluntário exige desapego e responsabilidade. Que esses exemplos sirvam de incentivo à comunidade”, enalteceu.

Depois de ganharem os respectivos troféus, cada homenageado foi à tribuna, para breves agradecimentos. Geder chegou a não se considerar merecedor da honraria, pois, a seu ver, seria um privilegiado pela convivência com colegas, no CVV. Para Maria, ser voluntário passa por se somar, em grupo, como uma gota d’água. Conforme Marlene, é necessário fazer a diferença na vida das pessoas menos privilegiadas, como crianças abandonadas, idosos de asilos.

A secretária municipal de Recursos Humanos e Logística, Jaqueline Bernardi, salientou o senso de doação dos agraciados, para irem além, no serviço público. “Quem se basta em si não existe em si”, alertou. Na solenidade, ainda foi exibido um vídeo em memória a Mírian Gemelli, homenageada com o mesmo prêmio, em 2014, por sua atuação no CVV, e falecida em 18 de novembro de 2015, em decorrência de acidente de trânsito, na Rota do Sol (RSC-453).

De acordo com o decreto legislativo 254/A, de 3 de dezembro de 2009, proposto pelo vereador licenciado Mauro Pereira, todo ano, em sessão solene, em que transcorra o Dia do Servidor Público, comemorado em 28 de outubro, a Câmara promoverá a concessão do prêmio a três funcionários de carreira que, reconhecidamente, estejam prestando trabalhos voluntários, fora do horário de expediente.

Os nomes são indicados pelo órgão de origem. Em seguida, os candidatos sugeridos passam pela avaliação de uma comissão que julga estes fatores: iniciativa, produtividade, eficiência, dedicação ao serviço, relacionamento e envolvimento com atividades comunitárias.

Aquele decreto prevê que a comissão julgadora seja formada por nove servidores de provimento efetivo, com mandato de um ano, podendo ser reconduzidos para mais um período consecutivo. Não há remuneração específica para essa função. O Executivo, o Legislativo e o Sindicato dos Servidores Municipais de Caxias do Sul (Sindiserv) indicam três componentes cada um. Para esta edição, foram: Executivo (Edelvan Peruzzo, João Pedro Peres e Lisandra Barazetti), Legislativo (Cláudia Comin, Cristiane da Fonseca e Etore Tonani) e Sindiserv (Anelise Lautert, Luiz Geraldo Zimmermann e Vagner Reis Elias). Cristiane é a atual presidente da comissão.

 

Saiba mais detalhes sobre os homenageados desta edição

Geder Weber tem 27 anos de idade. Natural de Roque Gonzales (RS), reside em Caxias do Sul desde os seis anos. Filho de Paulo e Darceli, é casado com Geise e pai de Helen (9 anos) e Heitor (2 anos). Funcionário municipal desde junho de 2011, Weber está lotado no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), como técnico de enfermagem. Foi um dos responsáveis pela implantação do posto do CVV, o Centro de Valorização da Vida, em Caxias do Sul, em 2011. O órgão caracteriza-se por não ter fins lucrativos, no apoio emocional de prevenção ao suicídio, mediante ligações telefônicas. No CVV, ele exerce funções de coordenação, com a perspectiva iminente de iniciar o atendimento presencial.

Maria Ferranti está com 54 anos de idade. Desde o 1º ano de vida, mora em Caxias, sendo natural de Vacaria (RS). Filha de Antonio (in memoriam) e Maria Onira, é mãe de Gisele (37 anos), Aleandro (28 anos), Fabiano (22 anos) e Gabriel (20 anos). Servidora pública desde setembro de 1989, encontra-se lotada na Secretaria Municipal da Educação, como professora e hoje coordenadora da Escola Padre Leonardo Murialdo, sendo responsável pela unidade escolar, em São Marcos da Linha Feijó. Atua no voluntariado da SOS Vida, que auxilia crianças e adolescentes. Faz visitas, palestras, participa de campanhas de prevenção e cuidado, de conscientização e incentivo, para o diagnóstico precoce do vírus HIV. Acompanha pessoas e famílias que vivem e convivem com a AIDS.

Marlene Cappelletti soma 60 anos de idade. Caxiense, é filha de Quintino e Oliva, viúva e mãe de Tiago (30 anos), Karoline (28 anos) e Lucas (26 anos). Lotada no funcionalismo caxiense desde março de 1991, ela atua na Escola Padre João Schiavo, em Fazenda Souza. Na função de auxiliar administrativo, é responsável pela FICAI, a ficha do aluno infrequente, a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Violência Escolar, como presidente, pelo café da escola, pelo lanche dos professores, entre outras atribuições. Marlene colabora com o Lar da Velhice Novos Horizontes e com a Comunidade Santa Rita.

23/11/2016 - 21:44
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Fábio Rausch - MTE 13.707

Ir para o topo