Voltar para a tela anterior.

Zoraido Silva comemora os 20 anos da atual sede do Legislativo caxiense

Em 22 de novembro de 1996, era inaugurado o prédio próprio do Parlamento local


Os 20 anos da atual sede da Câmara Municipal de Caxias do Sul (Rua Alfredo Chaves, 1.323) foram comemorados pelo vereador Zoraido Silva/PTB, na sessão ordinária desta terça-feira (22/11). Único parlamentar remanescente da XI Legislatura (1993-1996), ele fez a manifestação pelo conjunto de vereadores da Casa. Em 1994, quando era presidente do Legislativo caxiense, Zoraido lançou o edital de reinício das obras do prédio, tendo a ex-vereadora Geni Peteffi (já falecida) na condução da comissão que acompanhava o andamento da construção.

O petebista destacou as mais de cinco horas de programação contínua ao vivo da TV Câmara (canal 16 da NET), com entrevistas com personagens dessa história. “Diversos vereadores foram ouvidos para contextualizar a materialização do caminho do povo, para a sua voz ser ouvida, a partir de uma sede própria do Parlamento local”, observou.

Ele fez uma recuperação desde o dia 26 de setembro de 1892, quando, há mais de 124 anos, tinha sido instalado o primeiro Conselho Municipal, antiga denominação da Câmara. Citou que coube ao então prefeito Victório Trez, durante a sessão ordinária de 12 de abril de 1983, solicitar aos vereadores da época a formação de uma comissão, para levar adiante da ideia de um novo prédio. Disse que ocorreu a disponibilização do terreno, junto ao Centro Administrativo, e de 20 milhões de cruzeiros.

Conforme Zoraido, a primeira comissão para encaminhar o projeto contava com os então vereadores Ambrósio Bonalume, Sérgio Cercato e Victor Hugo de Lazzer, sob a presidência de Adelar Santarem. Afirmou que, em 1987, iniciaram-se as obras, com interrupção no ano seguinte.

Segundo o parlamentar, o incêndio de 17 de fevereiro de 1992, no terceiro andar do Centro Administrativo, onde funcionava o Legislativo, foi decisivo para a retomada do plano de uma sede própria. Ela terminou inaugurada há exatas duas décadas, em 22 de novembro de 1996, pelo então vereador-presidente Kalil Sehbe Neto.

Em seguida, a vereadora Ana Corso/PT lembrou que, em 1997, fazia parte da primeira legislatura pós-inauguração da sede própria. Salientou que, desde lá, terminou a remuneração específica por sessão extraordinária, sendo que o período de recesso parlamentar diminuiu de 60 dias para 45 dias.

O vereador Elói Frizzo/PSB recordou que a sua primeira experiência, como vereador local, deu-se naquele ano de 1983. Para ele, o principal mérito do prédio do Legislativo passa por abrir espaços a diversas reuniões e iniciativas da comunidade, seja por meio de encontros institucionais ou a partir de cedências a outros órgãos representativos. Mencionou que, durante as suas presidências (2008 e 2009), houve o desenvolvimento de projeto, para embasar futuras necessidades de ampliações do prédio.

Na mesma linha, o vereador Edson da Rosa/PMDB apontou que medidas educativas da Casa têm encontrado amparo na Escola do Legislativo, da qual é o diretor. Os vereadores Adiló Didomenico/PTB e Guila Sebben/PP também parabenizaram Zoraido pela decisão, de retomada das obras da edificação, em 1994.

Dados fornecidos pelo arquiteto João Alberto Marchioro, idealizador do projeto da sede legislativa, indicam que o atual prédio legislativo possui 4.975,37 metros quadrados de área construída. As parreiras, nos três andares, somam 712,80 metros quadrados. Quanto à concepção arquitetônica, a fachada exibe videiras, que funcionam como quebra-sol natural, nos meses de verão. Ao contrário, no inverno, permitem maior entrada de luminosidade.

22/11/2016 - 19:42
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Fábio Rausch - MTE 13.707

Ir para o topo